Oficina da Net Logo

WhatsApp: Links de pesquisas do Datafolha e Ibope enviados pelo aplicativo são falsos

Link falso pergunta sobre a sua cidade, estado e candidato e exige compartilhamento com 10 pessoas.

Por | @fsbeling WhatsApp

Como já mencionamos diversas vezes, o aplicativo de mensagens instantâneas é conhecido por ser um dos canais mais utilizados para propagação de conteúdo falso, fake News, em que na maioria das vezes com intenções de fazer com que os usuários cliquem em links falsos e sejam vítimas de golpes aplicados por cibercriminosos.

Contudo, como estamos em período de campanhas políticas no Brasil, a nova tática utilizada são links falsos divulgando dados de pesquisas do ibope e do Datafolha, onde é enviado através do mensageiro um link de um site, em que é solicitado ao usuário que selecione a sua cidade, estado e candidato, e posteriormente é requisitado que o mesmo compartilhe o link com mais 10 pessoas, para assim, poder visualizar em tempo real, os resultados das pesquisas.

Link falso direciona para seguintes perguntas e exige compartilhamento com 10 pessoasLink falso direciona para seguintes perguntas e exige compartilhamento com 10 pessoas

Entretanto, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, disse “O Datafolha não faz pesquisas eleitorais através de internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais".

Já o IBOPE Inteligência, ressaltou “É falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência”.

Como podemos confirmar, através da manifestação dos órgãos competentes que a mensagem que está circulando pelo WhatsApp contendo link para pesquisas não é verdadeira, portanto, não clique no link que está sendo divulgado, caso receba a mensagem no aplicativo, pois ao clicar no link falso, você pode estar suscetível a vírus, malwares, trojans, assim como ao roubo de dados pessoais.

MAIS SOBRE: #apps  #fakenews  #whatsapp  #segurança
Comentários
Carregar comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net