O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, a partir desta terça-feira (15) passará a contar com novas ferramentas para aprimorar a experiência nos grupos. Agora, os grupos podem ter descrições, e também será possível saber se alguém mencionou seu nome em uma conversa ao clicar em um botão e os administradores passarão a ter mais controles de gerenciamento.

Todas as mudanças começam a chegar aos usuários de Android e iOS a partir desta terça (15). Teremos modificações no que diz respeito a "Descrição de grupo", "Controles do administrador", "Atualização de grupo" e na "Busca de participante". Em relação a Descrição de grupo, um pequeno descritivo abaixo das informações do grupo que permite os administradores a estabelecerem regras, tópicos mais importantes, direcionamentos etc. Quando uma pessoa entra em um grupo, a descrição vai aparecer no topo do chat. 

Novidades em grupos para o WhatsApp
Novidades em grupos para o WhatsApp

No que tange aos Controles do administrador, nas configurações do grupo, há um novo controle que permite que os administradores restrinjam quem pode mudar o assunto do grupo, ícone e descrição. Além disso, os administradores podem retirar permissões de gerenciamento de outros membros e os criadores dos grupos não podem ser excluídos dos grupos que criaram.

Na Atualização de grupo, quando você se ausenta de um grupo por um tempo, você pode se atualizar rapidamente sobre as mensagens que mencionaram você ao clicar no botão "@" no canto direito inferior da janela de conversa

Outra mudança que chega hoje diz respeito a Busca de participante, encontre quem quiser nos grupos ao acessar a ferramenta de busca na página de informação do grupo.

Além dessas novidades, o WhatsApp também informou que está dificultando o processo para as pessoas que desejam ser re-adicionadas a grupos dos quais saíram. 

Entre os novos recursos para grupos estão:

  • Descrição do grupo: Um breve resumo encontrado nos dados do grupo que permite definir o propósito, as diretrizes ou os tópicos do grupo. Quando uma nova pessoa entrar em um grupo, a descrição aparecerá no topo da conversa.
  • Controles de administrador: Nas configurações do grupo, agora há uma opção permitindo que os administradores restrinjam quem pode alterar o assunto, a imagem e a descrição do grupo.
  • Fique por dentro: Quando você estiver fora de uma conversa em grupo, acompanhe rapidamente as mensagens que mencionam ou respondam a você tocando no ícone @ exibido no canto inferior direito da conversa.
  • Busca por participante: Encontre alguém em um grupo pesquisando os participantes na página de informações do grupo.

Além disso, os administradores agora podem remover as permissões de administrador de outros participantes do grupo e os criadores do grupo não podem mais ser removidos do grupo iniciado. Também foi adicionada proteção para que os usuários não possam ser adicionados repetidamente aos grupos que deixaram. Atualmente, esses recursos estão disponíveis para usuários de Android e iPhone.