A BlackBerry entrou com um processo de violação de patente contra o Facebook e os seus aplicativos WhatsApp e Instagram. A alegação é de que eles copiaram a tecnologia e as ferramentas do BlackBerry Messenger.

"Os réus criaram aplicativos de mensagem que incorporam as inovações da BlackBerry, usando um número de ferramentas de segurança inovadora, interface de usuário e melhora de funcionalidade", informou a companhia canadense em processo protocolado na corte federal de Los Angeles.

"Nós temos uma forte alegação de que o Facebook infringiu nossa propriedade intelectual, e após vários anos de diálogo, também temos obrigação com nossos acionistas de buscar medidas legais apropriadas", disse a porta-voz da BlackBerry, SarahMcKinney.

Com processo da BlackBerry, WhatsApp pode sair do ar.
Com processo da BlackBerry, WhatsApp pode sair do ar.

A direção da companhia, segundo informações da Variety, querem a interdição formal do uso das tecnologias de mensagens da empresa, o que poderia fazer com que o WhatsApp, Messenger e ainda o sistema de mensagens do Instagram saiam do ar.

Em 2017, a BlackBerry entrou com uma ação contra a Nokia, Avaya e Qualcomm, sendo que conseguiu receber mais de R$ 3 bilhões.

"O processo judicial da Blackberry infelizmente reflete o estado atual de seus negócios com mensagens. Depois de abandonar os esforços para inovação, a Blackberry agora busca taxar a inovação de outros. Pretendemos lutar", disse o vice-conselheiro geral do Facebook, Paul Grewal.

Vale mencionar que os processos levantados pela BlackBerry fazem parte de uma estratégia do presidente-executivo da empresa, John Chen, para levantar recurso para a companhia, que perdeu participação no mercado de smartphones ao longo dos anos.