Será o mal do século 21 no Brasil? Lá por 2005 a gente recebia emails de correntes para ajudar, divulgar, assinar algo ou informar nossos contatos de qualquer coisa. Esta prática, nada legal, passou também por outras plataformas, como o Orkut, Facebook e está mais viva do que nunca no Whatsapp. Compartilhar correntes em grupos de Whatsapp é tão comum quanto imagens de Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite. Mas o Whatsapp está prestes a oferecer aos usuários uma ferramenta capaz de identificar e notificar mensagens de spam e correntes dentro do mensageiro.

Os blogs especializados Whatsappen e WABetalinfo informaram que o Whatsapp está testando uma forma de avisar o usuário de que a mensagem recebida já foi muitas vezes compartilhada. A ideia é justamente prevenir o compartilhamento desenfreado de Spam. 

Quando uma mensagem for compartilhada muitas vezes, uma pequena mensagem deve alertar os usuários. Veja as imagens:

Tag alertando mensagens que são muito compartilhadas
Tag alertando mensagens que são muito compartilhadas

Mensagem de alerta para spam
Mensagem de alerta para spam

A mensagen encaminhada mais de 25 vezes - para uma única pessoa ou então para 25 pessoas diferentes - será suficiente para o alerta. A ideia não vai impedir de você ver correntes sendo compartilhadas no Whatsapp, mas vai frear grande parte dos spammers.

"Compartilhe esta notícia para o máximo de contatos que você conseguir. O Brasil precisa saber disso. Não se omita."