No dia 31 de dezembro de 2017, o suporte do WhatsApp para sistemas mais antigos como BlackBerry OS, BlackBerry 10, Windows Phone 8.0 ou anteriores e Nokia S40. A partir desta data, aqueles que possuem aparelhos com os sistemas mencionados acima, deixaram de receber suporte, o que fará com que os mesmos deixem de receber atualizações do mensageiro, não poderão criar novas contas ou verificar contas já existentes.

No próximo ano, usuários que possuem aparelhos com os sistemas antigos, ainda vão conseguir conversar normalmente pelo app, porém sem garantias que algumas funções vão continuar funcionando, ou até mesmo que o app pare de funcionar de forma permanente e sem aviso prévio.

O motivo desta medida, segundo a empresa, é que sistemas antigos, apresentam limitações que impedem o desenvolvimento de recursos novos, portanto é recomendado que o usuário adquira um smartphone mais atual caso queira continuar a usar a aplicação sem complicações. A empresa ainda recomenda que o aparelho possua no mínimo sistemas como: Android 4.0 ou superior, iOS7 ou superior e Windows Phone 8.1 ou superior.

WhatsApp deixará de receber suporte em versões antigas de SO.
WhatsApp deixará de receber suporte em versões antigas de SO.

É importante frisar que o histórico de conversas pode ser transferido em aparelhos com o mesmos sistema operacional, através da função backup. Em casos que o sistema do aparelho novo é diferente, as conversas podem ser enviadas via e-mail para que o usuário não as perca.

Estas medidas acontecem sempre com o aplicativo, no início de 2017, o WhatApp encerrou o suporte para o Android 2.1 e 2.2, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS6. No meio do ano foi a vez do Nokia Symbian S60 que parou de receber suporte. Os sistemas que deixam de receber suporte no final deste ano, eram previsto também para a metade do ano, porém tiveram seu prazo estendido até 31 de dezembro.

O próximo sistema a perder o suporte do WhatsApp é o Android 2.3.7, porém os usuários tem até 1° de fevereiro de 2020 para buscarem por outros aparelhos caso desejem continuar usando o WhatsApp com todas suas funções em dia.