Um problema constante para usuários Android são os emojis. Como a maioria dos smartphones com sistema operacional da Google nunca estão com o mesmo ou o último lançamento de software, os emojis geralmente não são os mesmos, fazendo com que os usuários não vêem os mesmos ícones.

O problema é ainda mais decepcionante com ícones iOS, pois quando publicam tweets com emoji, só o que os usuários Android vêem é uma caixinha com um x no meio. Quem tem Android mais antigo tem sofrido com os caracteres ausentes, que transformam um tweet divertido em um tweet sem emoção. =(

Antes e Depois com a seleção de emojis do Twitter. (Imagem: Emojipedia)
"Antes" e "Depois" com a seleção de emojis do Twitter. (Imagem: Emojipedia)

No entanto, uma boa notícia chega para esses usuários, pois o Twitter resolveu acabar com esse problema criando um design padrão para os Twemojis, os emojis do Twitter. A partir do dia 21 desta semana, não haverão mais caracteres ausentes aparecendo em sistemas mais antigos em que os novos emojis são destinados.

Funciona desta maneira: o Twitter já substituiu os emojis de antes e agora exibe seu próprio conjunto de Twemoji, não importando qual o sistema do seu celular, vai aparecer tanto para o KitKat e o Nougat quanto para o Lollipop. De qualquer forma, funcionará em todos não importando a situação do software do seu Android.

Aplicativo do Twitter para Android 7.1 antes (esquerda) e depois (direita) com a mudança para o Twemoji. (Imagem: Emojipedia)
Aplicativo do Twitter para Android 7.1 antes (esquerda) e depois (direita) com a mudança para o Twemoji. (Imagem: Emojipedia)

O visual dos Twemoji já é conhecido, pois são os mesmos da versão desktop do Twitter, deixando tudo menos fragmentado e padronizado. Basta escolher os emojis da própria cartela presente no app do celular ou da versão pra pc, que todos irão reconhecer.

De acordo com a Emojipedia, essa implementação foi feita usando a biblioteca EmojiCompat do Google, que foi criada em 2017 a fim de permitir que os aplicativos suportem novos emojis mesmo em sistemas antigos.

Para quem possui uma versão antiga do Android vai gostar muito da novidade, pois ganhará um novo suporte de emojis, que são até mais bonitos. Este recurso estava sendo testado desde março deste ano, e a partir dessa segunda-feira, já está disponível para todos. Você pode ver toda a coleção de Twemoji neste link.

Fontes: Emojipedia e The Verge