Na terça-feira (7), o Twitter confirmou uma mudança no que diz respeito às publicações. Agora, todos poderão postar mensagens com até 280 caracteres, ou seja, o dobro do que era antes (140).

O recurso havia sido anunciado ainda no final de setembro, porém, até então estava ainda na fase de testes para um grupo pequeno de usuários.

Segundo a empresa, a liberação do uso de 280 caracteres nas publicações deverá tornar mais fácil a comunicação entre os usuários, permitindo assim a publicação de textos sem tanta preocupação com a edição.

Usuários do Twitter já podem utilizar até 280 caracteres em seus posts.
Usuários do Twitter já podem utilizar até 280 caracteres em seus posts.

Para completar, as estatísticas do Twitter mostram que a experiência de usuário na timeline deverá ter pouca mudança, já que durante a fase de testes verificou-se que apenas 5% dos tweets contavam com mais de 140 caracteres e somente 2% deles tinham mais de 190.

"Historicamente, 3,5% dos Tweets em português e 9% dos Tweets em inglês atingem o limite de 140 caracteres. Isso reflete o desafio de encaixar um pensamento em um Tweet, muitas vezes resultando em muito tempo gasto na edição e até mesmo na desistência de publicação. Com a contagem de caracteres expandida, esse problema foi amplamente reduzido - apenas 0,2% dos Tweets em português e 1% dos Tweets em inglês atingiram o tamanho limite dos 280 caracteres durante a experimentação", diz o Twitter através de comunicado.