The Last of Us foi certamente um grande sucesso da HBO, conseguindo excelente recepção dos críticos e do público. Considerada por muitos como a melhor adaptação de games já feita, a série atingiu ótimos números e já tem uma segunda temporada confirmada.No entanto, como tudo na vida está sujeito a críticas, a adaptação também apresentou elementos e características que não agradaram parte dos fãs. Uma das maiores críticas sobre a série foi a falta de ação e infectados ao longo dos nove episódios. Agora, Craig Mazin, produtor da adaptação, falou sobre o assunto.

Craing Mazin fala sobre falta de ação e infectados em The Last of Us

Durante uma coletiva com a imprensa, Craig Mazin afirmou que o foco da adaptação foi enfatizar o poder dos relacionamentos presentes na trama, com a equipe buscando encontrar significado para entregar momentos de ação.

No fim, procuramos enfatizar o poder dos relacionamentos e tentamos encontrar significado nos momentos de ação. A série possui menos ação do que algumas pessoas queriam porque não conseguimos necessariamente encontrar significado para uma boa parte dela, ou houve a preocupação de que seria repetitivo

O produtor também falou sobre o processo de adaptar uma obra que surgiu nos videogames, citando a dificuldade de transformar em série algo que foi feito em torno da jogabilidade.

Parte do processo de adaptação é tentar descobrir como pegar o material de origem, que foi construído em torno da jogabilidade, e transportá-lo para um meio passivo. Muito da jogabilidade é centrada em [NPCs] que você precisa contornar, evitar, matar furtivamente ou apenas enfrentar de frente

Para completar, Craig Mazin deixou claro que a série teve a intenção de "nerfar" Joel, já que em um game o combate acaba resultando em uma quantidade muito alta de inimigos mortos. Para a adaptação, os produtores acreditaram que tanta matança não faria sentido.

Os NPCs eram invasores, canibais, FEDRA ou infectados. Então há muita luta. Não sei qual é a sua contagem final de mortes em uma gameplay típica de 'The Last of Us', mas está na casa dos três dígitos, com certeza