O aplicativo de mensagens instantâneas Telegram está chegando cada vez mais perto dos 500 milhões de usuários. Segundo o fundador da plataforma, Pavel Durov, em 2021 já é o momento para que o app gere receita para manter o negócio.

Pavel disse que até o momento, o financiamento do Telegram veio dele, porém, a medida que a startup escala, a necessidade de se procurar maneiras de monetizar o serviço de mensagens instantâneas aumenta. O fundador do Telegram diz:

"Um projeto do nosso tamanho precisa de pelo menos algumas centenas de milhões de dólares por ano para continuar."

De acordo com o site TechCrunch, o Telegram já ultrapassou a marca de 400 milhões de usuários no mês de abril deste ano. Assim, a empresa está desenvolvendo uma plataforma própria de anúncios para conseguiu receita suficiente para se manter. Pavel diz que quer criar ""uma que seja amigável, respeite a privacidade e nos permita cobrir os custos de servidor e tráfego".

Pavel diz:

"Se monetizarmos grandes canais públicos um para muitos por meio da Plataforma de Anúncios, os proprietários desses canais receberão tráfego gratuito em proporção ao seu tamanho."

Segundo o CEO do Telegram, outra maneira para gerar monetização para o aplicativo de mensagens é através stickers premium com "recursos expressivos adicionais. Pavane diz:

"Os artistas que fizerem sticker desse novo tipo também terão parte do lucro. Queremos que milhões de criadores do Telegram e pequenas empresas prosperem, enriquecendo a experiência de todos os nossos usuários."

Telegram não terá anúncios em todos os lugares

Pavel Durov diz que os recursos existentes permaneceram gratuitos e se compromete a não colocar anúncios em chats privados ou em grupos, pois pensa que são uma "má ideia". Pavel diz:

"Não vamos vender a empresa como os fundadores do WhatsApp. O mundo precisa do Telegram para se manter independente como um lugar onde os usuários são respeitados e um serviço de alta qualidade é garantido. O Telegram começará a gerar receita a partir do ano que vem. Faremos isso de acordo com os nossos valores e os compromissos que assumimos nos últimos 7 anos. Graças à nossa escala atual, poderemos fazer isso de uma forma não intrusiva. A maioria dos usuários dificilmente notará qualquer mudança."

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