O Telegram recebeu hoje uma nova atualização com recursos interessantes como pastas de bate-papo, arquivamento de conversas, estatísticas de grupos (canais) e mais. Dentre as funcionalidades apresentadas, a que mais chamou a atenção foi a possibilidade de criar pastas para as conversas. Com esta ferramenta, será possível lidar com uma grande quantidade de conversas e separá-las por categorias como, por exemplo, trabalho, estudos, família, amigos, etc.

A funcionalidade de pastas ficará disponível quando a sua lista de conversas for grande o suficiente para causar uma certa confusão na hora de procurar alguma em específico. Mas caso queira utilizar as pastas de qualquer forma, utilize este link para habilitar a função de forma "forçada".

É possível incluir ou excluir várias conversas de uma só vez utilizando o recurso de pastas.

Pastas de conversas no Telegram. Fonte: Telegram
Pastas de conversas no Telegram. Fonte: Telegram

Chats (conversas) pinados ilimitados

Agora é possível fixar quantas conversas (chats) você quiser. Confira a imagem de demonstração abaixo:

Conversas pinadas no Telegram. Fonte: Telegram
Conversas pinadas no Telegram. Fonte: Telegram

Chats (conversas) arquivados

Com a funcionalidade de pastas, ficará mais fácil tornar certas conversas mais visíveis. Mas caso você deseje ocultar algum chat de sua lista, é possível arquivá-las deslizando para a esquerda. Entretanto, quando esta conversa arquivada receber alguma notificação, ela aparecerá novamente na sua lista.

Observação: Caso queira que o chat não apareça mais, basta silenciá-lo para sempre. Além disto, para arquivar no Android, você deverá pressionar de forma longa na conversa para abrir o menu de ações em massa, para que assim seja possível fixar, arquivar, silenciar ou excluir.

Sincronização com o app no Desktop

Tudo no Telegram será sincronizado com a versão do aplicativo para computador do Telegram (exceto as conversas secretas). Suas pastas de bate-papo também serão sincronizadas com todas as conversas que você adicionou. Além disso, como o computador tem mais espaço, foi adicionado uma barra lateral de pasta, além de ícones.

Nova aba lateral no Telegram para desktop. Fonte: Telegram
Nova aba lateral no Telegram para desktop. Fonte: Telegram

Estatísticas de canais (grupos)

Caso você possua um canal com mais de 1000 inscritos, será possível agora ver estatísticas detalhadas sobre o crescimento e desempenho de suas postagens. Através destas informações, será mais fácil descobrir o que está dando certo e o que está mais ou menos.

Estatisticas de canais de mais de 1000 participantes. Fonte: Telegram
Estatísticas de canais de mais de 1000 participantes. Fonte: Telegram

Emojis animados e novos stickers

Nesta última atualização, mais emojis ganharam animações. Desta vez os desenvolvedores, no clima do Coronavírus (COVID-19), optaram por adicionar animações de emoticons relacionados a saúde das pessoas. Confira a imagem abaixo:

Emojis que ganharam animação no Telegram. Fonte: Telegram
Emojis que ganharam animação no Telegram. Fonte: Telegram

Houve também a adição de novos stickers relacionados as enfermidades que nos atingem.

Novos stickers no Telegram. Fonte: Telegram
Novos stickers no Telegram. Fonte: Telegram

Dados sortidos

Está entediado em casa por conta da quarentena? Jogue dados com seus amigos em grupos e conversas particulares. Os números da animação do dado rolando serão aleatórios, sendo possível fazer apostas.

Dados sendo jogados no Telegram. Fonte: Telegram
Dados sendo jogados no Telegram. Fonte: Telegram