Quando os dispositivos de IoT residenciais surgiram, os sensores de movimento eram populares, mas eram imprecisos. A ideia deles era utilizar as diferenças de luz em um determinado espaço para detectar alguma atividade em um espaço, mas infelizmente era algo impreciso. Agora, há opções mais avançadas, como sensores de "presença na sala", de vibração e de presença de água.
O monitoramento inteligente de lugares sem o usuário presente
Os sensores conectados a uma rede Wi-Fi são úteis porque são capazes de monitorar 24 horas por dia se algo aconteceu em determinado lugar. É possível detectar, por exemplo, se uma janela e/ou portas ficaram abertas ao sair de casa, se há um vazamento de água embaixo da pia, entre outros cenários.
Gatilho para automações na casa
Para iniciar ações automáticas na casa, o uso de sensores são uma opção "perfeita". Por exemplo: um sensor de vibração pode alertar sobre um gato pulando na bancada da cozinha e emitir um ruído para incentivá-lo a sair dali.
Outro exemplo de situação é quando a porta da casa é fechada, mas alguma janela fica aberta. O sensor de detecção de janelas abertas junto com sensores de umidade e temperatura podem trabalhar em conjunto para que uma janela aberta feche quando começar a chover.
Existem sensores que monitoram o comportamento da energia e da água que circula pela casa. Por exemplo: em momentos em que ocorrem picos de energia pode avisar o usuário para que tire os cabos dos equipamentos da tomada. Outra situação que podemos utilizar como exemplo é a do vazamento de água em algum ponto da residência. Assim que detectado pelo sensor, ele avisará o dono da casa para que ele feche o registro. Há também a opção de bloqueio do fluxo de água automático após a detecção de vazamentos através da variação brusca de pressão abaixo do normal. Atualmente, a maioria dos sistemas voltados para segurança utiliza sensores para pontos de entrada como, por exemplo, os de detecção de portas e janelas abertas. Além disso, há também sensores para monitoramento da atividade de pessoas e animais de estimação nos cômodos, permitindo que você saiba quando eles entraram e saíram. Ao detectar a entrada e a saída de alguém em um local, o sensor pode não só o avisar sobre a movimentação na área, mas também ativar ações como, por exemplo, ligar o ar-condicionado, ligar a chaleira para preparar um café, alterar a temperatura da luz de acordo com o horário do dia, entre outras coisas.Economizar energia e água
Aprimoramento da segurança
Exemplos de sensores para comprar
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.