Os carros elétricos estão na moda, mas transformar um carro a gasolina em um veículo elétrico não é tão simples quanto acoplar uma caixa de 4 kg a ele. No mundo das bikes, no entanto, é exatamente isso que você pode fazer, graças à Red Bull Advanced Technologies (RBAT) e a uma ideia genial.

O dispositivo em questão é chamado Skarper, uma caixa elegante que se acopla à roda traseira de quase qualquer bicicleta com freios a disco e a transforma em elétrica.

Redbull Skarper
Redbull Skarper

O kit removível de 4 kg e 34 cm de comprimento contém uma bateria de 240Wh acoplada a um motor de 250W. Existe ainda uma caixa de câmbio contida no disco de freio traseiro, onde a Skarper envia junto, para você substituir na sua bike.

Disco de freio Skarper
Disco de freio Skarper

Isso permite que os freios funcionem normalmente, mas é nessa peça que o torque é entregue à roda traseira através do cubo. Foi nisso que a RBAT trabalhou, usando sua experiência na F1 para aprimorar a força, confiabilidade e eficiência do sistema.

Como funciona?

Você fornece energia à bicicleta pedalando normalmente, através dos pedais e a corrente, enquanto do outro lado o kit Skarper lhe dá um impulso extra, assim como as bikes elétricas fazem. A quantidade de impulso é calculada por um sensor preso ao pedivela e um outro dispositivo que é incorporado à unidade para medir quanta inclinação está acontecendo no momento. Conforme maior inclinação, mais força o motor exerce.

Skarper usa tecnologia da F1 para aplicar força na roda
Skarper usa tecnologia da F1 para aplicar força na roda

Autonomia e Preço

A autonomia é de até 60 km e o tempo de recarga de 2,5 horas. A caixa se acopla e desacopla em segundos, permitindo que você use uma bicicleta elétrica para ir ao trabalho, mas se preferir exercer mais força, basta remover.

O preço é meio proibitivo, o valor é de £1.295 (cerca de R$ 8.026). Sim, é caro. Sim, é novo. O que esperar disso? Talvez novas tecnologias como essa surjam e tornem as ebikes mais baratas.

Fonte: TopGear