Apesar de toda segurança prometida pelos sistemas, seja Android ou iOS, ainda sim você não estará 100% seguro e com a privacidade garantida. Existem diversas formas de invasor um dispositivo e rastrear os passos do usuário onde quer que ele vá. Por isso, separamos uma lista para você descobrir se o seu celular está sendo rastreado por terceiros.

Aplicativos desconhecidos instalados, comportamento estranho da câmera, entre outras coisas, podem demonstrar que alguém invadiu seu dispositivo e pode estar te espionando.

Pixabay
Imagem: Pixabay

Como descobrir se o seu celular está sendo rastreado?

Aplicativos suspeitos rodando em segundo plano

Os aplicativos espiões normalmente funcionam em segundo plano e estão sempre ativos monitorando seu dispositivo. Além desse monitoramento, os spywares podem aumentar o consumo da bateria e diminuir o desempenho do aparelho.

Alguns desses aplicativos rodando em segundo plano, permitem que terceiros liguem seu microfone e câmera do celular remotamente para espioná-lo. Podendo também ficar a par de todas suas senhas, mensagens e logins.

Se a sua bateria estiver descarregando mais rapidamente, ou seu aparelho estiver muito mais lento do que o normal, comece a desconfiar e verifique toda sua lista de aplicativos a fim de encontrar algum desconhecido.

Também é possível acessar a opção "Privacidade e Segurança" nas configurações e descobrir quais apps tem acesso à sua câmera e microfone.

Câmera com comportamento estranho

Se a câmera do seu dispositivo tem agido de maneira estranha, é bom desconfiar e ficar atento. Por exemplo, se você for usar a câmera do seu celular e receber um aviso de que ela já está em uso, provavelmente tem alguém te espionando.

Se a câmera abrir rapidamente quando for utilizá-la, também pode ser um sinal de spyware. Isso pode indicar que outro app já estava usando ela.

Por isso, fique sempre atento ao comportamento de sua câmera.

Tela ligando sozinha

Se a tela do seu dispositivo ligar repentinamente sem qualquer toque seu na tela ou sem qualquer notificação de mensagem aparente, saiba que um aplicativo de spyware pode estar rodando em segundo plano.

Normalmente, esse cenário ocorre quando um aplicativo spyware que estava inativo transita para um estado mais ativo. Isso pode acontecer, por exemplo, se alguém que está utilizando o aplicativo spyware para monitorar você ativar a câmera para visualizá-lo.

Comumente, a tela se ilumina apenas brevemente após a ativação do aplicativo. Contudo, ele pode continuar operando mesmo quando a tela se apaga.

Fotos, vídeos e áudios desconhecidos

Outro sinal de ‘’invasão’’ do seu dispositivo são arquivos de vídeo, fotos ou áudios que não foram criados por você, mas que estão salvos nas galerias do celular.

Então, se você encontrar qualquer tipo de arquivo suspeito, saiba que podem conter malware. A dica principal é utilizar ferramentas para verificar os arquivos.

Rede de dados com maior uso

Se você notar um maior uso da sua rede de dados, é bom ficar atento. Muitos spywares armazenam arquivos no seu dispositivo através de uma rede de dados. Isso pode incluir os serviços móveis ou Wi-Fi. Se isso ocorrer, o dispositivo pode registrar um uso anormal de dados.

Esse problema se torna mais evidente, especialmente se você estiver utilizando um plano de dados limitado, pois pode resultar em alertas ou custos adicionais caso o consumo de dados ultrapasse o limite estabelecido em sua conta. No entanto, os dispositivos costumam monitorar essas informações tanto para redes de dados quanto para o uso de Wi-Fi. Além disso, mesmo em planos de dados sem fio ilimitados, o acompanhamento do consumo ainda é realizado.

Dessa forma, é possível verificar se houve um aumento no uso de dados com relativa facilidade. Se notar valores muito acima do esperado em comparação com o seu padrão de atividade, isso pode ser considerado um sinal de alerta.

Localização sendo acessada

Aplicativos spyware também podem rastrear a localização do seu dispositivo, pois, eles podem vir com rastreamento de localização. Assim, essas informações podem ser passadas ao criminoso.

Além disso, serviços integrados como "Encontre Meu Dispositivo" ou "Encontre Meu iPhone" podem ter recursos de compartilhamento de localização, concedendo a uma pessoa acesso à sua localização por meio de um aplicativo não malicioso.

Se você está preocupado com spyware, o melhor primeiro passo é verificar a lista de todos os aplicativos que possuem permissões de localização. Se encontrar um aplicativo desconhecido explorando esses dados, faça uma pesquisa para determinar se é malicioso.

Péssimo desempenho nas chamadas de vídeo

Muitas vezes o desempenho nas chamadas de vídeo pode ser ruim devido a conexão de internet, largura da banda, etc. Contudo, se o desempenho da videochamada estiver muito fora do normal, você pode estar sendo observado durante essa ligação.

Os hackers podem interceptar videochamadas e gravá-las para assistirem posteriormente e dessa forma, acaba derrubando o desempenho, pois, é criada mais uma atividade durante a chamada.

Sons anormais durante as chamadas

Se durante as ligações você ouvir sons e ruídos anormais, pode ser mais um indício de que estão espionando seu dispositivo. Esses sons estranhos podem significar que a chamada está sendo gravada ou alguém está ouvindo a mesma.

Estou sendo rastreado e agora?

Se você realmente estiver convicto de que está sendo rastreado, exclua todos os aplicativos considerados suspeitos e faça um hard reset em seu aparelho.