O uso comum do bluetooth para transferência de dados está prestes a ser transformado pela modulação de campo elétrico, desenvolvida por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido. Essa inovação utiliza ondas elétricas, oferecendo transmissões mais eficientes em curta distância e prometendo melhorar a vida útil da bateria de dispositivos como fones de ouvido e rastreadores.

O que você precisa saber:

  1. A modulação de campo elétrico promete transformar a transferência de dados, sendo uma alternativa eficiente ao bluetooth.
  2. Com potencial para melhorar a vida útil da bateria e abrir novas possibilidades de interação, essa tecnologia de baixo custo está em busca de financiamento e parcerias para se tornar uma realidade comercial.

Benefícios da modulação de campo elétrico

Essa tecnologia, mais eficiente energeticamente, apresenta vantagens para dispositivos wearables. Apesar de necessitar de melhorias na qualidade para competir com o bluetooth, as potenciais melhorias na eficiência energética e interação com dispositivos são atrativas.

Os pesquisadores buscam financiamento para comercializar a modulação de campo elétrico, destacando seu baixo custo e rápida implementação. Robert Prance e Daniel Roggen, da Universidade de Sussex, desenvolveram essa alternativa, utilizando ondas elétricas para transmissão de dados de baixa potência.

Potencial

A modulação de campo elétrico, ao não depender da tecnologia eletromagnética, pode revolucionar o uso diário de dispositivos. Além de proporcionar maior eficiência, abre caminho para aplicações futurísticas, como pulseiras que trocam informações por meio de toques e portas que se destrancam com um simples toque.

Essa tecnologia de baixo custo pode ser implementada rapidamente na sociedade, sendo miniaturizada em um único chip. Os pesquisadores agora procuram parcerias industriais para avançar na miniaturização e tornar essa solução inovadora uma realidade comercial.

Com informações CNN