O Oficina da Net, um dos principais e mais antigos portais de tecnologia e informação do Brasil, comemora seus 18 anos de atividade, hoje. Durante sua jornada, o site alcançou números impressionantes, mostrando o seu compromisso com a qualidade e veracidade das informações publicadas.

Com mais de 645 milhões de impressões de páginas, durante essa jornada, o Oficina da Net se tornou um destino confiável para aqueles que buscam informações atualizadas sobre tecnologia, principalmente em análises de produtos, em especial smartphones, smart TVs e smart watches. Ao longo de sua existência, o portal publicou cerca de 47 mil matérias, abordando diversos temas relacionados à inovação e à transformação digital.

Editorial

Oficina da Net 18 anos
Oficina da Net 18 anos

O editorial do Oficina da Net vem passando por melhorias, estamos migrando aos poucos da sessão de notícias diárias para um monitoramento de produtos. A ideia é agregar todas as informações de um produto em uma única página, como é o exemplo do iPhone 15 que será lançado esse ano. Buscamos todas as informações de rumores, vazamentos e agrupamos em uma única página. Até o lançamento do produto a página se mantém com informações que são vazadas e especuladas, assim que o produto é lançado, atualizamos a página com as informações oficiais e incrementamos sempre que surgirem novidades de cada produto que monitoramos.

Acompanhamos também diversos jogos, aplicativos e sistemas operacionais, toda a novidade que surgem nessas plataformas, como atualizações e dicas, publicamos por aqui, como é o caso do Windows 10 e Windows 11, WhatsApp, Android, iOS.

Análises de produtos

Reconhecido por ser um dos importantes veículos de análise de produtos, nos especializamos em reviews de smartphones, reviews de smart Tvs e smartwatches.

Em celulares, produto que temos mais afinidade, criamos um teste de bateria, com ajuda de um robô com braço articulado, monitoramos as mesmas atividades em todos os celulares que passam pela redação. Com esse teste, montamos um ranking dos melhores celulares com autonomia de bateria, onde mais de 60 smartphones já passaram pelo teste. Temos também o teste de jogos, o teste de performance, tudo isso para aferir a qualidade dos smartphones e ter uma análise detalhada de cada celular.

Passamos, há dois anos, a classificar cada um dos quesitos que analisamos nos smartphones, e eles agora são ranqueados por nota, podendo assim, o nosso leitor decidir por qual benefício é melhor para comprar. O ranking dos melhores smartphones do Oficina da Net, você pode ver aqui.

Analisamos minunciosamente a área de áudio, e grandes empresas como Sennheiser, Edifier, JBL, Huawei, entre outras, nos enviam fones de ouvido e caixas de som Bluetooth, além de opções cabeadas para quem procura a alta fidelidade. Inclusive, neste ano avaliamos o headphone mais caro do mundo, que custa R$ 500 mil.

No mundo dos games, produzimos analises detalhadas sobre os principais lançamentos da indústria, colocando em palavras a experiência completa para auxiliar os jogadores na escolha de novos títulos. Além disso, também ajudamos os leitores com a criação de tutoriais, dicas e listas de melhores games para conferir

Canais no Youtube

Canal do Oficina da Net no Youtube
Canal do Oficina da Net no Youtube

Além disso, o Oficina da Net expandiu sua atuação para além do portal, conquistando presença significativa no YouTube. Seu canal oficial conta com 978 vídeos, abrangendo análises de produtos, tutoriais e cobertura de lançamentos de produtos. Com mais de 327 mil inscritos, o canal se destaca pela qualidade de seu conteúdo audiovisual, sendo uma fonte valiosa de informações para a comunidade de tecnologia.

Outro destaque na estratégia de expansão do Oficina da Net é o canal "Roda Liso", focado em análises de performance de jogos em celulares. Com mais de 207 vídeos e 58 mil inscritos, o canal vem conquistando seu espaço entre os entusiastas de games para celular.

Monitor de preços e ofertas

Fichas técnicas, monitor de preços e comparador
Fichas técnicas, monitor de preços e comparador

Ainda no âmbito do conteúdo, o Oficina da Net demonstra seu compromisso em ajudar os consumidores a obterem as melhores ofertas. Atualmente, o portal monitora os preços de cerca de 1500 produtos, fornecendo informações atualizadas sobre promoções e oportunidades de compra. Essa abordagem tem sido fundamental para auxiliar os leitores na tomada de decisões informadas. Todos os produtos apresentados, mostram a ficha técnica de cada um, além dos preços organizados em forma de histórico, as categorias mais populares são: smartphones, smart Tvs, smart watches, notebooks entre outros. Usamos o Telegram para alertar sobre ofertas e preço baixo, sempre que um produto atingir o preço histórico, surge um alerta por lá.

Comparador de produtos

Comparador de produtos
Comparador de produtos

Os produtos monitorados também apresentam a opção de comparar as fichas técnicas, além de ver lado a lado o que cada um dos produtos pode oferecer, temos juntamente os preços, desde o lançamento, menor preço histórico e preço atual, tudo isso para ajudar os leitores a garantir uma melhor escolha. Em especial nos smartphones, as informações apresentadas são as mais completas em âmbito nacional.

Nos streamings

Sessão de streaming
Sessão de streaming

Faz exatos 5 anos que começamos a monitorar os streamings, desde que quase nenhum veículo de comunicação o fazia no Brasil. De lá para cá, houveram novas ofertas de plataformas, fazendo com que tivéssemos que expandir a área, que antes era exclusiva da Netflix para uma sessão inteira de entretenimento, que basicamente apresenta as novidades, lançamentos e dicas do que assistir.

Todas as semanas monitoramos os lançamentos da Netflix que acontecem na semana, que são publicados rigorosamente aos domingos, 8 horas da manhã. Além disso, publicamos mensalmente os lançamentos da Amazon Prime, HBO Max, entre outras plataformas. Temos um canal no Telegram, para alertar toda a novidade que surge nos streamings.

O sucesso do Oficina da Net ao longo desses 18 anos pode ser atribuído ao seu empenho em entregar conteúdo de qualidade, abrangendo diferentes áreas da tecnologia e mantendo-se atualizado com as últimas tendências do setor. A equipe dedicada e comprometida do portal trabalha incessantemente para levar aos leitores informações precisas e relevantes.

À medida que o Oficina da Net entra em seu 19º ano de existência, a equipe continua empenhada em oferecer um conteúdo cada vez mais valioso e diversificado. Os leitores e seguidores podem esperar por mais análises aprofundadas, tutoriais úteis e notícias de ponta, sempre com o objetivo de manter-se como um dos principais destinos para os entusiastas da tecnologia no Brasil.