A NVIDIA, Rolls-Royce e a Classiq, uma empresa de software quântico, anunciaram uma nova inovação na computação quântica para aumentar a eficiência dos motores a jato. Essas empresas utilizaram a plataforma de computação quântica da NVIDIA para projetar e simular o maior circuito quântico do mundo para dinâmica de fluidos computacional (CFD). Esse circuito possui 10 milhões de camadas e 39 qubits.

Computação quântica da NVIDIA aprimora motores a jato

Parceria entre NVIDIA, Rolls-Royce e Classiq impulsiona a computação quântica para motores a jato
Parceria entre NVIDIA, Rolls-Royce e Classiq impulsiona a computação quântica para motores a jato

A plataforma de computação quântica da NVIDIA oferece à Rolls-Royce uma solução promissora para os desafios computacionais e de custo envolvidos no projeto de motores a jato. Essa plataforma acelera a pesquisa e o desenvolvimento de motores mais eficientes.

A Rolls-Royce planeja utilizar esse novo circuito para melhorar a modelagem do desempenho dos motores a jato em simulações que combinam métodos de computação clássica e quântica. Esses avanços são importantes para a Rolls-Royce, líder global na indústria da aviação, que busca construir motores a jato de última geração para uma aviação mais sustentável durante a transição energética.

A computação quântica tem o potencial de resolver problemas antes considerados inimagináveis, abrindo caminho para uma era revolucionária de inovação científica e tecnológica."

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

A Rolls-Royce, em parceria com a Classiq, projetou o circuito utilizando o mecanismo de síntese do Classiq e o simulou com as GPUs NVIDIA A100 Tensor Core. A velocidade e a escala desse processo foram possíveis graças ao NVIDIA cuQuantum, um kit de desenvolvimento de software otimizado para fluxos de trabalho de computação quântica.

A NVIDIA também oferece a NVIDIA Grace Hopper, um superchip que combina GPUs da arquitetura NVIDIA Hopper com CPUs NVIDIA Grace, projetado especificamente para simulações quânticas em grande escala. Esse superchip possui uma interconexão de alta velocidade e baixa latência, perfeita para sistemas que combinam processadores quânticos e GPUs. Com uma memória de acesso rápido de 600 GB por nó, o Grace Hopper permite simulações em uma escala ainda maior.

A NVIDIA está expandindo seu ecossistema quântico e diversas pesquisas de computação quântica já são executadas em GPUs NVIDIA. O Jülich Supercomputer Centre, uma das maiores instalações da Europa, planeja construir um laboratório de computação quântica em parceria com a NVIDIA, enfatizando a importância crescente dos sistemas híbridos que combinam computação quântica e clássica. Esse laboratório irá ajudar os desenvolvedores a avançar no campo da computação quântica com ferramentas como o CUDA Quantum.