A Anatel espera resolver definitivamente o problema de chamadas de telemarketing abusivas até o final do ano. A informação foi transmitida durante a apresentação do balanço das ações para solucionar a questão. Desde junho do ano passado, a agência vem tomando medidas para reduzir o número dessas ligações, incluindo o bloqueio de usuários e a permissão para prestadoras cobrarem por chamadas curtas de até 3 segundos.

O conselheiro da Anatel, Arthur Coimbra, afirmou que a agência está estudando as melhores práticas em todo o mundo para encontrar uma solução eficaz para o Brasil. Uma dessas ações será a implementação da autenticação de chamadas, que permitiria que os usuários saibam quem está ligando e o motivo da ligação, além de evitar fraudes por telefone.

Em fevereiro, a Anatel realizará reuniões com associações de empresas de telemarketing e cobrança para coletar sugestões e críticas sobre a implementação de medidas de identificação e autenticação de chamadas. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre a atividade legal dos empresários e o uso racional dos serviços de telecomunicações.

Pessoa chateada em ligação de telemarketing; Foto ilustrativa (Pixabay)
Pessoa chateada em ligação de telemarketing; Foto ilustrativa (Pixabay)

Como usar o portal Qual Empresa me ligou?

A ideia da ANATEL foi criar um portal que identifica quais são as empresas que estão ligando para você. Para usar a ferramenta, acesse o site: qualempresameligou.com.br

Usando o site Qual empresa me ligou
Usando o site Qual empresa me ligou

Então digite no campo Número de Telefone, o número do telefone com o DDD que ligou para você. Preencha o captcha para identificar que você não é um robô e pressione o botão CONSULTAR.

O resultado vai mostrar qual a Razão Social, CNPJ e data da consulta:

Resultado
Resultado

Quais são as operadoras participantes?

O projeto conta com as operadoras abaixo listadas, elas forneceram à ANATEL todos os números de chamadas de telemarketing, para que o sistema do site possa identificar.

  • Algar Telecom
  • Claro
  • Vivo
  • TIM
  • Sercomtel
  • Oi

Além disso, todos os telefones cadastrados em um CNPJ estão disponíveis para identificação.

O que fazer com a identificação da chamada?

Ainda não há muito o que se fazer, a ANATEL divulgou que pretende utilizar o protocolo STIR/SHAKEN, sistema que permite aos smartphones identificar a chamada antes de atendê-la, com funcionamento no Brasil inteiro. Algo que ainda não está em funcionamento.

A ANATEL divulgou que no período de 5 a 11 de junho de 2022, cerca de 4 bilhões de chamadas curtas eram feitas por semana. Na semana de 15 a 21 de janeiro de 2023, o número foi de 2,47 bilhões de chamadas.

As chamadas curtas, são aquelas de até três segundos, geralmente realizadas por robôs, chamadas indesejadas, quando você atende, a chamada cai. Provavelmente você já atendeu uma chamada dessas, senão umas 15 no mesmo dia. O projeto, pretende de alguma forma acabar com as chamadas indesejadas, porém, ainda não foi proposto a forma que isso deve acontecer, apenas consultar quem está te ligando.