O TikTok agora ganhou a capacidade de gerar uma imagem a partir de um texto digitado pelo usuário. O recurso chamado "AI greenscreen" é reflexo da crescente popularidade de sistemas de inteligência artificial que gera imagens a partir de palavras digitadas e no caso do TikTok, elas podem ser inseridas como plano de fundo de um vídeo.

Comparado a sistemas da IA (inteligência artificial) como o "Imagen" do Google, o "DALL-E 2" da OpenAI ou o "Midjourney", o criado pelo TikTok é bem básico. Enquanto o "AI greenscreen" é capaz de criar somente imagens abstratas e "rodopiantes", os outros podem gerar imagens fotorrealistas e ilustrações complexas, com muita coerência, que parecem ter sido desenhadas ou pintadas por humanos.

Recurso AI greenscreen sendo utilizado no TikTok para gerar imagens a partir de textos.
Recurso "AI greenscreen" sendo utilizado no TikTok para gerar imagens a partir de textos.

Limitação do "AI greenscreen" do TikTok pode ter sido intencional

Limitar o poder de geração de imagens do "AI greenscreen" pode ter sido algo intencionalmente feito pelo TikTok. O motivo disso é que modelos de IA mais avançados exigem maior poder de computação, o que sairia caro para a empresa implementar. Além desse ponto, temos também o fato de que a rede social de vídeos possui mais de 1 bilhão de usuários e o sistema do aplicativo teria de dar conta da geração de diversas imagens simultaneamente.

Evolução da tecnologia de geração de imagens utilizando texto

É impressionante o quanto a tecnologia de geração de imagens a partir de textos se tornou popular com a chegada do "AI greenscreen" no app TikTok. O projeto mais recente envolvendo esta ideia é o DALL-E da OpenAI, lançado em 2021. Em menos de dois anos, a tecnologia já está na mão de milhões através de uma rede social gigante.