Sem aviso algum, o site de um dos maiores sites chineses de e-commerce, o Gearbest, ficou fora do ar. A loja online vende principalmente eletrônicos e é muito conhecida pelos brasileiros. Segundo o site 4gnews, acredita-se que a empresa tenha falido, mesmo que isso não tenha sido mencionado pela companhia.

A Gearbest já foi uma das maiores plataformas para compras online da China e sua popularidade se deve principalmente ao seu envio "Priority Line", o qual trazia eficiência nas entregas ao passar rapidamente pela alfândega dos países. Sua importância foi destacada também através de criadores de conteúdo no YouTube, onde diversos produtos eram disponibilizados pela loja para análise (review).

O que aconteceu então? Sumir após todo esse sucesso é no mínimo estranho!

Infelizmente, nos últimos dois anos, produtos enviados pela Gearbest devido a parcerias firmadas para seu marketing desapareceram durante o transporte, causando um grande prejuízo a empresa. Além disso, estes casos de extravio, acabavam por manchar o nome da companhia na visão do consumidor e dos criadores de conteúdo. Esse comportamento se tornou cada vez mais frequente.

Outro fato que trouxe mais prejuízo para a plataforma online de gadgets chinesa foi o aumento do preço geral dos eletrônicos. Isso fez com que o lucro da loja fosse reduzido consideravelmente, pois a empresa queria se manter competitiva. Somando este fato com o problema citado acima, foi um baque grande para a Gearbest.

Ainda há esperança?

Dificilmente a Gearbest voltará após deixar todas as suas páginas offline e não se pronunciar sobre o ocorrido. Isso só mostra que a empresa não pretende se responsabilizar por nada que tenha acontecido neste momento. Será que ainda há uma chance de que a companhia publique algum comunicado oficial? Só o tempo dirá o que a Gearbest irá fazer.