Alunos de nove universidades tiveram mentoria exclusiva da Bloomberg durante a competição, para aprender a programar em ambiente Python e BQuant, a plataforma de desenvolvimento interativa da empresa que permite aos usuários analisar dados financeiros rapidamente.

Os estudantes foram desafiados a desenvolver aplicativos que pudessem ser usados por profissionais de gerenciamento de ativos para resolver problemas reais do mercado. Eles receberam orientação e apoio de Gustavo Soares, professor quantitativo, e de especialistas da Bloomberg, Giant Steps Capital e Pandhora Investimentos. Eles foram julgados por sua criatividade e originalidade, aplicabilidade, qualidade do protótipo e metodologia pela Bloomberg e Felipe Paiva, fundador da Let's Code. As universidades vencedoras foram: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Hackaton Bloomberg
Hackaton Bloomberg

Em nome dos vencedores, a Filantropia Corporativa da Bloomberg fará doações à ONG Banco de Alimentos, que combate a fome e o desperdício de alimentos levando complementação alimentar diariamente a mais de 23 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, ASID Brasil, para apoiar pessoas com deficiência, e Ismart, que apoia jovens de baixa renda.

Flávio Terni, sócio da Giant Steps, gestora de fundos quantitativos da América Latina, afirma: "O Hackathon é uma ótima porta de entrada para aplicar os conhecimentos de programação ao contexto do mercado financeiro. Além disso, parte importante da iniciativa é o networking entre as equipes e mentores, que permite a identificação de novos talentos e o surgimento de novos insights e soluções para o mercado", disse.

O que é um hackaton?

O termo hackathon vem da junção de duas palavras da língua inglesa: hack, que quer dizer programar com excelência, e marathon, maratona. A maratona de programação, então, reúne hackers por muito tempo, com o objetivo de desenvolver soluções que causem impactos tanto internos (como no caso de uma empresa, por exemplo) quanto externos.