Muito mais do que inserir comentários em documentos, existem várias soluções de uma ferramenta PDF que podem ser úteis no seu dia a dia.

Com o passar dos anos e o surgimento de novas tecnologias, as desenvolvedoras de software passaram a oferecer recursos extras para o PDF, que vão da edição de documentos à incorporação em sites.

Quer saber mais? Confira, a seguir, 5 soluções de uma ferramenta PDF que podem ser úteis no seu dia a dia.

1. Incorporar PDF em um site

Já imaginou disponibilizar um PDF em uma página online, de forma que se integre ao design do site? Essa é a proposta da ferramenta Smallpdf, que conta com uma série de recursos de edição do formato e, agora, permite incorporar PDF em um site.

Funciona assim: se você tem um PDF que deseja compartilhar com o público do site, vai fazer o upload do arquivo em um diretório e informar o link na plataforma Smallpdf. Depois, selecione se deseja que o PDF apareça em seu site como um ícone de imagem ou um link de texto. O site vai gerar um código, para que você insira na estrutura do seu site. Assim, ao inserir esse código, o PDF vai ser disponibilizado no seu site como uma espécie de botão, fazendo com que sua página tenha um bom design e usabilidade.

Veja no exemplo, abaixo:



Essa solução é especialmente útil para quem tem um site e quer compartilhar com os visitantes algum conteúdo.

Imagem: Smallpdf
Imagem: Smallpdf

2. Converter PDF em Word

Outra das soluções de uma ferramenta PDF que podem ser úteis no seu dia a dia é a conversão de formatos. Salvar um Word em PDF, por exemplo, não é nada complexo, já que o próprio Word oferece essa opção ao salvar um documento.

Entretanto, o processo contrário pode ser bastante desafiador, uma vez que é preciso transformar o documento para que ele volte a ser editável. Para converter PDF em Word, você pode acessar o Smallpdf, selecionar a opção de conversão e fazer o upload do arquivo, para que a plataforma realize o processo.

Além de PDF para Word, é possível transformar o documento em Excel, Powerpoint, entre outros.

3. Imprimir um documento bloqueado

Com o avanço da tecnologia, as empresas passaram a investir ainda mais em segurança da informação, utilizando diferentes sistemas de proteção de dados. Uma das medidas de proteção do próprio arquivo PDF é a inserção de senha. Mas o que fazer quando você precisa imprimir um documento, que está bloqueado por senha?

Essa é uma das soluções de uma ferramenta PDF que podem ser úteis no seu dia a dia. Mais uma vez, o Smallpdf pode te ajudar! Basta acessar o site e selecionar a opção desbloquear PDF. Ao passar pelo processo, o documento estará livre para impressão ou edição!

4. Assinar documentos PDF

No Brasil, já existem padrões de assinatura digital em documentos, sendo que algumas são reconhecidas pela Justiça. Para assinar documentos PDF, não é preciso fazer nenhum grande esforço: é possível inserir sua assinatura em uma plataforma online.

Nesse caso, são duas as opções: inserir uma imagem escaneada da sua assinatura no documento, ou criar um campo de assinatura usando as fontes do computador. Em ambos os casos, essas são soluções de uma ferramenta PDF que podem ser úteis no seu dia a dia, disponíveis no Smallpdf.

5. Extrair páginas e editar um PDF

Por fim, é possível que um documento PDF conte com páginas que não são do seu interesse, ou mesmo trechos que poderiam ser modificados. Fazer uma edição de um PDF é mais simples do que parece e pode ser útil em materiais de estudos, empresariais ou pessoais.

No Smallpdf, você também consegue fazer o upload de um PDF e trabalhar nele da forma que preferir, excluindo páginas ou editando trechos. Ao final, você pode salvar, novamente, como PDF, ou optar por outro formato.

Imagem: Smallpdf
Imagem: Smallpdf

Essas são algumas soluções de uma ferramenta PDF que podem ser úteis no seu dia a dia. São recursos interessantes porque permitem aproveitar ao máximo o formato PDF, que é um dos melhores tipos de arquivo por unir leveza com qualidade de impressão.

Mas saiba que existem outras funcionalidades no Smallpdf, para diferentes tarefas de edição. E já que temos tanta tecnologia à nossa disposição, nada melhor do que utilizá-la a nosso favor, não é mesmo?