O Samsung Unpacked trouxe ao mercado os novos Galaxy Note 20, Note 20 Ultra, Galaxy Z Flod 2, além do Galaxy Tab S7 e S7+, além disso tivemos outros gadgets vestíveis.

Mas além disso, tivemos também o anuncio de alguns novos recursos, um deles foi o recurso que funciona de maneira semelhante ao Bluetooth ou o Wi-Fi, mas a largura de banda é maior e tem um alcance menor.

O UWB também está presente no iPhone 11 da Apple através do chip U1, bem como na versão 5G do Galaxy S20 para conexão às redes milimétricas de quinta geração.

O que é UWB?

UWB refere-se à tecnologia Ultra Wideband (banda ultra larga, em tradução livre) que emite ondas eletromagnéticas, como Bluetooh e o Wi-Fi, mas opera com maior frequência.

Devido a essa característica, a transmissão de dados é muito mais rápida e com maior capacidade, o que ajuda a localizar e se comunicar com dispositivos com mais precisão.

A tecnologia permite que as ondas eletromagnéticas reconheçam o ambiente em tempo real, identificando a localização exata dos dispositivos que possuem receptores UWB. Uma vez estabelecida a conexão, ela permanece estável e permite a comunicação com menos tempo de resposta.

Como o sensor trabalha com largura de banda muito alta (500 MHz), ele não interfere com outros dispositivos que também usam radiofrequência.

Como a tecnologia funciona?

O chip UWB envia pulsos eletromagnéticos em um raio de dez metros e identifica os dispositivos receptores em cerca de dois nanossegundos. Funciona basicamente como um radar, que varre um espaço e identifica os dispositivos com precisão, permitindo a comunicação entre eles.

Como os receptores convertem as ondas eletromagnéticas recebidas em dados, o UWB é ideal para transmitir arquivos grandes entre dispositivos. No entanto, o uso é limitado no espaço e não faz um bom trabalho em ambientes com muitas paredes, como o Wi-Fi, mas seu alcance reduzido associado a uma alta frequência permite uma conexão segura e sem risco de interferência.

O sistema de reconhecimento espacial já estava sendo usado em smartphones por Bluetooth e Wi-Fi, mas a Apple foi o primeiro fabricante de smartphones a incorporá-lo à tecnologia UWB com o iPhone 11, o que aumenta a precisão, a estabilidade e a velocidade. do sinal, bem como a capacidade de transmissão de dados.

Agora a Samsung também passará a utilizar a tecnologia de comunicação e transferência de dados em seus novos dispositivos.