Recentemente a Amazon recebeu um processo por supostamente não estar protegendo seus trabalhadores do Coronavírus (COVID-19). Para solucionar o problema, a empresa desenvolveu uma um software que se utiliza de IA (inteligência artificial). Chamado de "assistente de distância", o programa coleta informações através de sensores e câmeras, processa através de algoritmos de inteligência artificial e exibe uma tela imagens em tempo real que mostram se os funcionários estão muito próximos ou não ao caminhar pelos corredores do armazém.

O "assistente de distância" ajuda a alertar quando os funcionários se aproximam mais que 1 metro e meio através de círculos que mudam de cor de acordo com a variação da distância. As circunferências ficam em volta de cada funcionário na tela e apresentam a cor verde quando a distância não apresenta riscos para a transmissão do vírus, mas mudam para o vermelho ao ultrapassar o limite máximo de distanciamento. Como os dispositivos funcionam de forma independente, é possível instalar o sistema com facilidade em qualquer lugar que seja necessário.

A Amazon faz uma relação do seu novo sistema com radares de velocidade que mostram em tempo real a velocidade em que os carros estão ao passarem pelos sensores. Segundo a empresa, foram feitos diversos testes nos edifícios de suas instalações e o plano é instalar mais centenas deles, em diversos locais, nas próximas semanas.

Algo interessante desta ferramenta desenvolvida pela Amazon é o fato de a empresa ter optado por disponibilizar a tecnologia de forma open-sourcing (código aberto). Desta forma, outras empresas poderão replicar o mesmo nos locais onde seus funcionários trabalham para aumentar a segurança e tentar evitar a transmissão da enfermidade.

O que achou da solução encontrada pela Amazon para a segurança dos usuários contra a transmissão do Coronavírus? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.