Segundo a Meticulous Research, empresa dedicada a análises, o mercado global de drones voltados para área agrícola deverá chegar a US$5,19 bilhões em 2025, obtendo um CAGR (Compound Annual Growth Rate ou taxa de crescimento anual composta) de 31,1% a partir do ano de 2019. O motivo disto, de acordo com os analistas, é devido ao aumento do financiamento de empreendimentos para o desenvolvimento de drones agrícolas, crescimento da e-agriculture (agricultura eletrônica) ou tecnologias de informação e comunicação (TICs) em agricultura, automação crescente na agricultura, ênfase crescente no aumento da eficiência agrícola e crescente necessidade de economia de água em todo o mundo.

Entretanto, segundo o relatório publicado pelos especialistas da Meticulous Research, as limitações técnicas dos drones poderão limitar o crescimento do mercado até certo ponto. Estas limitações podem vir tanto em termos de hardware quanto de software.

Mercado de drones agrícolas analisado pela Meticulous Research. Fonte: Meticulous Research
Mercado de drones agrícolas analisado pela Meticulous Research. Fonte: Meticulous Research

Evolução do hardware dos drones agrícolas

O hardware foi o aspecto que mais afetou o mercado de drones agrícolas em geral no ano de 2019. Isso ocorreu devido a necessidade de substituição, atualização e modificação das peças (hardware) dos drones com o intuito de aumentar a vida útil e/ou o desempenho dos drones (eficiência). Junto com esta tendência de mudança, houve o crescente interesse de empresas em modificar e criar estruturas para drones, com o objetivo de fazer com que os dispositivos trabalhem sob condições climáticas extremas.

O mercado geral de hardware para drones agrícolas gira em torno basicamente de lâminas rotativas (rotary blade ou simplesmente hélices), asa fixa (fixed wing) e drone híbrido (hybrid drone ou aquele que mescla as tecnologias).

No geral, os drones de hélices foi o líder de vendas no mercado global de hardware para drones agrícolas no ano de 2019, devido a sua capacidade de manobra, design compacto, facilidade de uso, maior capacidade de carga e preço baixo comparado aos outros tipos de drones.

Evolução do software dos drones agrícolas

Um aspecto que está influenciando substancialmente no crescimento da comercialização de drones é a crescente tecnologia de software, que traz análises de dados para aplicação na agricultura de precisão. Mas os drones não são utilizados somente para este tipo de atividade, mas também para monitoramento de gado, estufas inteligentes, irrigação, piscicultura de precisão, entre outras aplicações.

As diversas aplicações dos drones agrícolas na agricultura ou agronegócio

Na agricultura de precisão, área que mais se aproveitou da tecnologia dos drones em 2019, os drones foram utilizados para diversos tipos de operações como detecção de ervas daninhas, contagem de plantas, monitoramento da saúde das culturas, monitoramento da estação das colheitas, entre outras. Com o auxílio dos drones, a produção tende a aumentar, além de gerar economia em diversos aspectos.

Segundo a análise da Meticulous Research, o mercado de drones agrícolas para irrigação deverá crescer mais rápido de 2019 a 2025.

O que irá acontecer daqui para frente na agricultura com a utilização de drones

Enfim, estamos somente no início de uma grande mudança nas tecnologias utilizadas na agricultura. Se levarmos em conta a utilização de drones com hardware avançado somado a um software que se utiliza de deep learning e IA (inteligência artificial) para a análise de dados, a tendência é que haja um crescimento cada vez maior na área.