A gigante do software acaba de anunciar que concluiu um supercomputador para a OpenAI. O anúncio ocorreu durante o lançamento público dos melhores e mais recentes produtos da Microsoft.

Durante o Microsoft Build 2020, uma conferência de desenvolvedores realizada recentemente, a gigante fez seu anúncio especial. Ela informou que finalmente concluiu sua pesquisa de aprendizado de máquina para o supercomputador exclusivo para a OpenAI.

A Microsoft revelou que o supercomputador possui 10.000 GPUs. O dispositivo exclusivo da OpenAI também traz 285.000 núcleos de CPU e a conectividade de rede para cada servidor de GPU será de 400 gigabits por segundo.

A empresa classificou o lançamento mais recente como uma "máquina de classe mundial". Também afirmou que o supercomputador está entre os cinco computadores mais rápidos do mundo atualmente, o quinto para ser mais exato.

Sam Altman, CEO da OpenAI

Sam Altman, CEO da OpenAI, expressou como se sentia em relação ao anúncio. Ele afirmou que se perguntava quando o sistema dos sonhos estaria disponível e agora ve todas as suas necessidades atendidas.

Em 2019, a Microsoft já havia trazido uma prévia de seu plano sobre o supercomputador. A gigante do software anunciou que estava investindo em um projeto de bilhões de dólares.

A empresa disse no ano passado que estava trabalhando em uma organização com a missão de criar inteligência artificial para todos. Revelou ainda que a equipe tinha como objetivo tornar o supercomputador uma criação segura para humanidade.

Os desenvolvedores descreveram o supercomputador da Microsoft como pioneiro em ajudar modelos extremamente complexos de IA, disponibilizando a infraestrutura necessária para "treinar" estes modelos.

Os desenvolvedores também acreditam que a Microsoft dando esse primeiro passo abrirá caminho para outros desenvolvedores fazerem o mesmo. Eles vêem isso como uma plataforma aberta para desenvolvedores e organizações iniciarem algo novo no mesmo segmento.

Kevin Scott, diretor técnico da Microsoft descreve o potencial do supercomputador em uma declaração. Ele disse que "a amplitude das coisas que eles podem fazer agora é o que torna tudo muito mais empolgantes".

Os fãs da Microsoft ainda estão aguardando, pois a gigante do software ainda não divulgou os dados de desempenho do supercomputador exclusivo OpenAI.

Se você está se perguntando mas o que é a OpenAI, a OpenAI é uma empresa de desenvolvimento e implantação de Inteligência Artificial com sede em San Francisco, Califórnia que tem como missão garantir que a inteligência geral artificial beneficie toda a humanidade.