O Hamachi é um programa que permite que o usuário crie uma simulação de rede local, ou LAN, em um servidor próprio online. Ou seja, dois computadores que estão em locais e redes diferentes podem então se conectar através do Hamachi como se estivessem na mesma rede. Isso é particularmente usado por usuários para games que oferecem a opção de modo multiplayer via LAN, como, por exemplo, o Minecraft. Jogos mais antigos ou que já tiveram servidores oficiais desligados ainda podem ser jogados em modos multiplayer utilizando o Hamachi ou simplesmente se conectando efetivamente em rede local.

O Hamachi criar uma rede virtual de maneira que programas como jogos a identifique como rede local, permitindo então conexão em LAN. Todas pessoas que se conectam à essa rede virtual passam a ter acesso aos benefícios de uma conexão em LAN, porém com a adição de latência extra de rede. Conexões locais geralmente são opções mais simples para se jogar modos multiplayer no computador do que outras soluções. Jogos pirateados ou com versões modificadas também são cortados de seus respectivos servidores oficiais. A opção restante é se conectar com amigos de outra maneira, como pelo Hamachi.

Esse programa ainda pode ser utilizado para muitos outros fins, como de compartilhamento de arquivos, backup de dados e outros, só que sem efetivamente necessitar que os dois ou mais computadores estejam no mesmo local e rede.

Bom, vamos então ao passo a passo de como utilizar o Hamachi. Antes de mais nada, é necessário baixar o programa e criar uma conta no site oficial do LogMeln, você pode fazer isso através desses links:

1. Realize o Log in pelo Hamachi:

Com a conta já criada, simplesmente realize o Log in e você deverá ver esta tela:

Após o Login, você terá as opções de criar uma rede ou se conectar à uma existente.

2. Criando uma rede:

Ao decidir criar uma nova rede, você verá esta tela.

Não existe segredo, você precisa de um ID para sua rede que não esteja sendo utilizado e uma senha. Passe esse ID e senha para outros usuários se conectem à sua rede. Até 5 pessoas podem se conectar à uma rede.

3. Entrando em uma rede já existente:

Ao decidir entrar em uma rede existente, você verá esta tela.

Na aba superior "Rede" você terá a opção de criar ou se conectar à um rede existente. Se você quiser se conectar à rede de outro, a janela abaixo deverá aparecer. Novamente, você só precisa do usuário e senha passado pelo host da rede em questão.

4. Problemas com antivírus:

Um problema recorrente é as conexões em LAN através do Hamachi sofrerem bloqueios do Windows Firewall e de antivírus. Por isso, é recomendado desativar os dois antes de utilizar o Hamachi. Contudo, tenha cuidado para quem compartilhar o ID e senha de sua rede, assim como em quais redes entrar. Seu computador ficará vulnerável, então não é recomendado entrar em redes de desconhecidos e tampouco compartilhar seus dados de rede com estranhos.

O seu novo IP temporário se localiza aqui.

Ainda é possível que conexões em LAN através de jogos ou programas não identifiquem outros computadores conectados na sua rede do Hamachi. Para isso, conexões diretas podem solucionar esse problema. Ao utilizar o Hamachi, seu IP se tornará outro localizado no espaço destacado abaixo. Utilize então esse IP para conexões diretas, ao clicar em cima do novo IP você pode já copiar o número para o compartilhamento.