Quando vemos gadgets que se utilizam de energias renováveis, geralmente o que vem à mente é a energia solar. Entretanto, algo um tanto quanto incomum está começando a surgir, a energia gerada através do suor. Aproveitando que as smartbands e os smartwatches são desenvolvidos para exercícios, uma equipe de pesquisadores teve ideia de utilizar o suor gerado pelo corpo durante as atividades físicas para gerar energia elétrica para os dispositivos.

Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram uma tecnologia que é capaz de utilizar o suor para substituir as tradicionais baterias de íons lítio, explica o site Institute of Engineering and Technology. Este sistema funciona coletando o suor produzido pelo corpo e induzindo os íons a reagir aos polímeros da tecnologia, causando uma reação que gera eletricidade.

O projeto ainda está em desenvolvimento

O projeto ainda está e fase de desenvolvimento e precisa ser aprimorado. Até o momento, a tecnologia ainda não é capaz de fornecer energia suficiente para que não seja necessário a utilização de uma bateria tradicional para que uma smartband ou um smartwatch funcionem. Ou seja, a novidade pode ser utilizada, mas somente de forma complementar.

Ainda não se sabe se a tecnologia de geração de energia através do suor realmente será utilizada em wearables que são vendidos comercialmente. Porém, é certo que ainda irá demorar pelo menos alguns anos, para haver um aprimoramento e aprovação da funcionalidade.

O que irá mudar no futuro com tecnologias como esta?

É interessante ver este tipo de tecnologia surgindo, pois poderá ser muito útil para aqueles que praticam exercícios. Principalmente pelo fato da utilização dos wearables aumentar consideravelmente durante as atividades físicas, aumentando assim o consumo de energia.

Será que veremos ainda uma smartband que durará mais de 1 mês? Só o tempo dirá. Mas é bem provável que isto ocorra quando menos esperarmos.

O que você achou da ideia? Você utilizaria uma smartband ou smartwatch com esta tecnologia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre!