MetaTrader é a plataforma de investimento mais utilizada no mundo. Que permite controlar os riscos de operações com agilidade, automatização de algoritmos e gerenciamento de posições em tempo real. Sendo assim o MetaTrader é uma plataforma de alta performance, com algoritmos customizáveis de acordo com sua necessidade, grande precisão e baixa latência.

A plataforma é um ambiente de negociação que emite alertas de acordo com suas configurações para movimentações futuras, também dispõe de conta demonstração para que possa testar suas estratégias, possibilita o acompanhamento de negociações de outros operadores e permite a operação de ativos de outros mercados, o investidor pode operar no mercado FOREX, no mercado de ações, CFDs.

O MT4 é uma plataforma que permite que seus usuários façam seus próprios roteiros de negociação. É indicado para operadores que pretendem negociar com mais frequências a curto prazo, fazendo day trades em diversos mercados. E confere ao operador a liberdade de atuar no mercado no horário que mais convir.

O MetaTrader 4 é usado como um sistema independente em conjunto com o gerenciamento manual de uma corretora. Porém existem algumas pontes criadas que permitem a integração com outros sistemas de negociação.

Outras plataformas também estão disponíveis no mercado de investimentos como o Home Broker que é uma das plataformas mais antigas e práticas existentes no mercado, sendo a primeira plataforma utilizada por traders e investidores iniciantes. É uma plataforma indicada para investidores de swing e aqueles que fazem poucas operações no mês, ou em conjunto com outra plataforma para garantir maior agilidade durante as operações diárias.

O Tryd é uma plataforma é destinada a operadores de alta frequência, oferecendo maior rapidez e recursos. Com essa plataforma é possível fazer uma leitura gráfica das variações do mercado e disponibiliza um simulador para que se possa testar estratégias antes de investir com dinheiro.

A plataforma TradeZone é indicada para análise de gráficos e operações day trade, sendo uma plataforma objetiva e simples. Podendo ser acessada de maneira gratuita ou paga.

O número de pessoas que desejam investir no mercado de ações é casa vez maior. Entretanto para operar no mercado de valores é necessário o uso de uma plataforma que auxiliará como uma ponte entre você e a Bolsa de Valores.

Existem inúmeras plataformas para investimentos que são capazes de se adaptar ao perfil do investidor, porém, alguns itens podem influenciar diretamente na escolha da plataforma, como: interface, agilidade e funcionalidade.