A atualização mais recente para o Tasker já está disponível e agora existe a possibilidade de executar a maioria das automações sem a necessidade de fazer root em seu dispositivo.

Desde as versões beta anteriores, 5.9.beta.8 em novembro e 5.9 em dezembro, usuários já vinham testando os recursos sem root. Agora a versão 5.9.2 foi liberada para download e as funções já estão disponíveis para todos os usuários do Tasker.

Entre as mudanças, agora é possível executar comandos de shell do ADB sem conectar seu smartphone ao computador. A informação veio do Reddit, onde é mencionada que a nova versão traz às ações automáticas personalizadas sem a necessidade de root.

Isso significa simplesmente que você pode usar o aplicativo sem fazer nenhuma operação mais complexa em seu smartphone. Eu mesmo não faço root em meus dispositivos desde o Galaxy Note 3, quando instalei a ROM portada do Note 5 para ter as novas funções do novo smartphone no antigo e na época utilizava o Tasker também.

Mas você deve estar se perguntando. Todas as funções do Tasker estão disponíveis sem root? Infelizmente não, personalização de ação mais profundas continuam só sendo permitidas em dispositivos com root.

De qualquer forma esse já é um grande passo para aqueles usuários que sempre quiseram utilizar o Tasker e não podiam fazer isso ou pela falta de conhecimento para efetuar a operação de root, ou simplesmente porque tal ação invalida a garantia de determinados fabricantes.

Com a nova versão, você pode alternar entre dados móveis, fechar aplicativos e conceder ou revogar permissão de aplicativos, entre outras coisas. Outra mudança importante é a opção de escolher o tipo de rede móvel diretamente do Tasker. Dessa forma, um usuário pode ter controle total sobre o acesso a dados em um dispositivo.

Algumas outras alterações listadas no changelog incluem a adição da opção "Ocultar caixa de diálogo", ação "Obter voz", opção "Obter localização", entre outras coisas. Além disso foram corrigidos bugs detectados na na versão beta.

Tasker na Google Play Store