Ano passado, durante o inverno, um vídeo de Mark Zuckerberg circulou no Instagram, no qual o CEO do Facebook parecia afirmar que tinha "controle total de bilhões de dados roubados de pessoas, todos os seus segredos, vidas, etc".

Embora na época o Facebook tenha mantido o vídeo na plataforma, a empresa se manifestou dizendo que era um vídeo falso, criado com a tecnologia Deepfake.

Para você que não tem ideia para que serve a tal tecnologia, a grosso modo, ela tem a capacidade de substituir rostos e aplicar expressões em vídeos e fotos e, com isso, causando problemas sérios e situações embaraçosas para os envolvidos.

Tudo indica que 2020 será um ano em que o avança da tecnologia do Deepfake chegará num ponto em que será humanamente impossível determinar se a imagem ou vídeo que se está vendo é real ou manipulada.

Esse não é o Chris Pratt...
Esse não é o Chris Pratt...

Aproveitando esse boom, chegou a poucos dias na Google Play e a Apple Store o Doublicat, aplicativo que utiliza a mesma tecnologia aliada a inteligência artificial e apredizado de máquina, para colocar nossos rostos em imagens que já existem na internet.

As possibilidades são muitas, e são divididas em categorias, tais como, HOT (as mais usadas), Game of Thrones, Silicon Valley, Star Wars, Friends, OK, Celebration, Love, Shrug, Hi, Congrats, WOW e várias outras categorias que trazem uma infinidade de Gifs que passarão a utilizar o rosto que você capturar com a câmera de seu smartphone.

O aplicativo tem tudo para viralizar, afinal quem não quer ter seu rosto em memes famosos mundialmente?

Claro que o aplicativo foi criado para entreter, mas prova também que o Deepfake está mais acessível do que nunca, seja para o bem, mas também infelizmente para o mal.

Era pra ser o Leo... mas não é!
Era pra ser o Leo... mas não é!

Como utilizar o Doublicat

Os passos são bem simples, você instala o aplicativo.

Quando abrir o mesmo, o aplicativo solicitará permissão para utilizar sua câmera, afinal você precisará capturar uma foto sua.

Instale o aplicativo e capture sua selfie, ou se quem você quiser incluir na brincadeira
Instale o aplicativo e capture sua selfie, ou se quem você quiser incluir na brincadeira

Depois basta escolher a categoria e o seu meme preferido e tocar no botão "REFACE" para que a mágica do Deepfake aconteça.

Escolha a categoria, seu meme preferido e toque o botão
Escolha a categoria, seu meme preferido e toque o botão "REFACE" para que a troca de rostos seja feita.

A partir daí, basta escolher como você irá compartilhar o resultado, lembrando que você pode salvar o resultado em uma GIF ou em um vídeo.

Existem centenas de memes para que você possa colocar o seu rosto
Existem centenas de memes para que você possa colocar o seu rosto

Notavelmente, com a evolução da tecnologia, empresas como o Facebook e outras, estão criando ferramentas que consigam de alguma forma determinar a autenticidade de fotos e vídeos e sinalizá-las de alguma forma para que quando eu ou você se depare com algum vídeo daqueles que vem na cabeça "como isso é possível?" ou "não acredito que essa pessoa está dizendo isso!", nos seja indicado que aquela informação é fake.

Voltando ao Doublicat, a principio os usuários podem utilizar os GIFs mais populares do mundo para substituir seus rostos, mas já se sabe que futuramente o aplicativo permitirá, de acordo com o CEO da empresa, que os usuários insiram rostos em qualquer conteúdo que quiserem no futuro, alimentado por um tipo de método de aprendizado de máquina conhecido como GAN.

Logo o Doublicat é um aplicativo deepfake e, pelo menos por hora, só circulará no segmento de entretenimento. Mas isso pode mudar.

E você já conhecia o Doublicat?