Os assistentes inteligentes vem fazendo muito sucesso nos últimos anos, enquanto no Brasil, só os mais antenados e amantes de tecnologia utilizam os assistentes em casa para controlar outros dispositivos inteligentes.

No exterior, usuários já acostumados com os assistentes vem reportando problemas de segurança com o Google Nest Hub, ao solicitar imagens de suas câmeras de segurança conectadas, vem recebendo no Hub imagens de outras câmeras de segurança em seu Google Nest Hub.

Você diz: "Ei Google, mostre-me minha câmera da varanda" e o Google Nest Hub mostra o vídeo da sua varando, mas também a dos outros que usam a mesma câmera.

Um usuário que possui um Google Nest Hub e algumas câmeras de segurança conectadas da Xiaomi, a Mijia 1080p, reportou via Reddit um resultado inesperado ao executar a solicitação de imagens de suas câmeras.

Em vez de ver as imagens de suas câmeras, ele viu imagens vindas da casa de outras pessoas. E tais imagens mostravam além de cômodos, pessoas dormindo por exemplo.

Para tornar as coisas ainda mais complicadas, todos as imagens aparecem em preto e branco com informações desencontradas. Veja algumas das imagens que ilustraram o relato do usuário do Reddit:

Poderíamos até questionar a veracidade do caso, por conta das imagens exibidas apresentarem falhas e distorções, mas no mesmo momento que imaginamos que esse relato poderia ser fake, o pessoal do Android Authority entrou em contato com a Xiaomi e com o Google para verificar o fato e, embora a Xiaomi ainda não tenha se manifestado, o Google prontamente enviou nota sobre o fato, veja:

"Estamos cientes do problema e estamos em contato com a Xiaomi para resolver um problema. Enquanto isso, desativamos as integrações da Xiaomi em nossos dispositivos."

Resta saber agora a posição da Xiaomi e verificar em breve como esse problema foi ocorrer, visto que vemos novamente mais um problema relacionado aos assistentes inteligentes. Tudo bem, você pode questionar, mas isso é problema de segurança da câmera da Xiaomi, mas o fato é que enquanto você utiliza o aplicativo da Xiaomi, esse vazamento de imagens não acontece, mas bastou conectar ao Google Nest Hub e as imagens vazam.

Vamos ficar ligados em mais esse capítulo das maravilhosas falhas de segurança dos Hubs inteligentes que controlam as casas conectadas. Eu sigo dizendo, quanto mais conectado, mais vulneráveis estamos.