Os smartwatches estão ficando cada vez mais completos, além de monitorar sono e exercícios, passaram a monitorar de maneira mais efetiva nossa saúde.

A história veio do Texas, o Apple Watch de um usuário diagnosticou seu problema potencialmente fatal antes que ele tivesse sequer algum sintoma.

Dr. Ray Emerson, veterinário da Waco faz diagnósticos diariamente nos Pets que chegam ao seu consultório, mas, para esse veterinário descobrir que seu próprio ritmo cardíaco estava fora de sincronia, foi preciso um alerta do Apple Watch . "O relógio me alertou", disse o Dr. Emerson. "Olhei para baixo e vi, você está em fibrilação atrial."

Durante a fibrilação atrial ou AFib, as câmaras superiores do coração estão fora de sincronia com as câmaras inferiores. O batimento cardíaco trêmulo pode levar a coágulos sanguíneos, derrame e insuficiência cardíaca. "Ele me disse que não estava me sentindo tão bem quanto pensei", disse o Dr. Emerson.

AppleWatch detecta problema grave no coração de Veterinário no Texas antes mesmo do surgimento de sintomas
AppleWatch detecta problema grave no coração de Veterinário no Texas antes mesmo do surgimento de sintomas

O veterinário foi imediatamente ao médico pedir um eletrocardiograma e escutou do médico, "Ray, seu relógio está certo. Você está em fibrilação atrial".

Ele tinha 79 anos de idade e foi submetido a uma cirurgia no Centro Médico de South Austin, em St. David, para corrigir o ritmo irregular. "É realmente importante porque é uma das principais causas de acidente vascular cerebral", disse o Dr. Jason Zagrodzky , eletrofisiologista cardíaco do Texas Cardiac Arrhythmia Institute no St. David's Medical Center.

Dr. Zagrodzky diz que um derrame é frequentemente o primeiro sinal de AFib. "A maioria das pessoas não sabe que há algo errado com elas", disse o Dr. Zagrodzky.

A tecnologia presente no smartwatch é relativamente simples de usar. Abra o aplicativo de saúde, segure o dedo na coroa e aguarde 30 segundos. Um resultado do ritmo sinusal é normal. Um resultado AFib significa que você deve conversar com seu médico. "É notável em sua capacidade de detectar problemas", disse o Dr. Zagrodzky.

Sua vantagem é que as pessoas usam seus relógios inteligentes todos os dias. Mesmo que eles não notem cinco ou dez episódios de AFib, é provável que o relógio o faça. "O Apple Watch não precisa ser perfeito. Ele precisa apenas detectar um deles para fazer o diagnóstico", disse o Dr. Zagrodzky.

Lembrando que temos que sempre, em qualquer situação buscar ajuda médica e fazer uma consulta que ateste aquele diagnóstico feito pelo smartwatch, afinal de contas a tecnologia está a nosso favor, porém não tem acertividade de 100%, no caso do veterinário texano, o diagnóstico bateu com o parecer médico, mas nunca deve ser levado em consideração sozinho.