A gigante chinesa, Xiaomi, tem alguns projetores no mercado. Esses projetores têm preços e qualidades diferentes, com seus lúmens ANSI chegando a 9000. O projetor recente da Xiaomi é o projetor a laser Mijia 2400 ANSI lumens.

Mas não estamos falando de nenhum deles, a Xiaomi lançou um projetor retrô, manual, que inclusive vem desmontado, por isso existe o indicativo de DIY (Faça você mesmo), fazendo do dispositivo o primeiro do segmento.

Você pode ver as informações detalhadas na XiaomiYoupin. Eu diria que a iniciativa, busca ensinar e, ainda, mostrar como os projetores funcionavam no passado. Visto que ele foi criado para utilizar rolo de filme. O preço sugerido do projetor manual é de apenas 33 dólares e funciona de maneira manual.

O projetor DIY é um projetor portátil, analógico, que funciona à moda antiga. Ele usa uma transmissão de engrenagem mecânica. Além disso, como citado precisa ser montado manualmente.

16 peças montáveis, constroem o projetor retrô
16 peças montáveis, constroem o projetor retrô

O processo de montagem também requer o acoplamento de 16 peças. Cada parte tem um número correspondente. Um manual que acompanha o produto mostra todos os passos para sua montagem e funcionamento.

Filme de 58mm
Filme de rolo

O projetor DIY manual da Xiaomi vem com um filme de 58 quadros, não precisa de bateria ou cabo de conexão. Ele pode projetar diretamente o filme de 58 quadros, girando a manivela do projetor. A lente de distância focal de 28 mm facilita o controle do tamanho e brilho da imagem.

peças foram cortadas a laser
Peças foram cortadas a laser

Todas as partes do projetor usam tecnologia de corte a laser feito na Alemanha. Além disso, o corte preciso garante a precisão da montagem.

Uma coisa posso dizer, se a Xiaomi trouxer esse projetor para o Brasil, com um preço justo, comparado ao cobrado no exterior, eu compro!