Recentemente um novo efeito tomou conta do Instagram: é o Sketch, uma novidade que faz com que fotos tenham um toque a mais. Com ele, um traçado branco é adicionado bem próximo ao objeto central da imagem.

Parece ser algo complicado de fazer, mas acredite, não é! O Oficina da Net preparou um passo a passo para te ensinar como dar esse novo toque às suas fotos. E o melhor de tudo? O aplicativo utilizado é grátis. Existe a versão premium, mas para usar o efeito sketch não é preciso nenhuma assinatura.

Colocando o efeito sketch em suas fotos

1) Tenha o programa certo

Para ter acesso a esse efeito, é preciso ter o PicsArt. Esse aplicativo não só oferece uma infinidade de filtros, efeitos e ferramentas para edição de foto, como também permite que você compartilhe suas criações com outras pessoas.

2) Suba sua imagem no aplicativo

O PicsArt é bastante intuitivo, assim como diversos outros programas de edição de fotos. Em sua página inicial haverá um botão de + na parte inferior. É só clicar lá. O app automaticamente vai te levar a uma página com suas fotos, vídeos, mas também te dando opções de colagens já feitas e modelos prontos de cartões, etc.

Segundo passo é subir a foto para o aplicativo.
Segundo passo é subir a foto para o aplicativo.

3) Selecione sua foto e comece a editar!

Depois de selecionada a foto, o aplicativo vai abrir uma série de opções. O melhor ao usar esse efeito é encontrar fotos que sejam de pessoas e de rosto (ou corpo). Tentei usar para objetos e o resultado não fica tão legal assim.

Aplicativo abre uma série de opções para editar a foto.
Aplicativo abre uma série de opções para editar a foto.

Para criar o efeito sketch, então, é preciso clicar em efeitos, depois em desenhos (dibujo, em espanhol). Após selecionada essa opção, o app vai te dar diversos filtros para testar - entre eles o selecionado de hoje, o SKTCH1. Esse efeito é grátis, mas claro, para ter acesso a todos os outros, é preciso fazer uma assinatura.

Efeito sketch adicionado na foto.
Efeito sketch adicionado a foto.

4) Compartilhe!

Depois de criado seu desenho, é possível compartilhar a imagem como você quiser. Você pode salvar no dispositivo, enviar diretamente para Instagram, WhatsApp, Facebook e até por mensagem.

É possível compartilhar sua criação direto do app.
É possível compartilhar sua criação direto do app.

Além disso, é possível publicar a imagem no seu feed do PicsArt, fazendo com que outros usuários do aplicativo vejam suas criações.