O DxOMARK é uma fonte respeitável de medição e classificação independente de qualidade de imagem e áudio para câmeras de smartphones.

Embora sua classificação possa não nos dizer exatamente qual o smartphone com a melhor câmera, ela nos entrega muita informação e nos dá uma ideia do que esperar da câmera de determinado dispositivo.

Recentemente, os resultados do iPhone 11 Pro Max chegaram foram publicados. Sua pontuação geral de 117 pontos deu ao smartphone o terceiro lugar na ranking DxOMark, deixando o dispositivo da Apple atrás do Huawei Mate 30 Pro e do Xiaomi Mi Note 10 (CC9 Pro).

Fonte: Weibo DxOMark
Fonte: Weibo DxOMark

No entanto, para o ranking de imagens estáticas, ele obteve 124 pontos, enquanto que em vídeo, 102 pontos. De posse dessas informações alguns internautas apontaram que o DxOMark estava medindo a qualidade de vídeos gravados apenas em 1080 (FullHD) 30fps e isso pode não refletir a real capacidade da câmera do smartphone.

Em resposta, o DxOMark disse que, por padrão, o iPhone 11 Pro Max grava vídeo a 30 quadros por segundo em resolução FullHD de 1080p. No entanto, ele alcança os melhores resultados de gravação com resolução 4K.

Fonte: Weibo DxOMark
Fonte: Weibo DxOMark

Portanto, o DxOMark a partir já deste mês, 1º de novembro de 2019, passará a fazer todos os testes de vídeo com as câmeras traseiras e de Selfie utilizando as melhores configurações possíveis dos dispositivos.

Isso significa que agora, os testes de vídeo só serão feitos após a verificação da máxima qualidade e resolução disponível em cada smartphone que por lá passar antes de que os testes de gravação sejam realizados.

Confesso que sempre achei que todo conteúdo fosse pontuado pela máxima qualidade possível. Afinal vemos alguns smartphones perdendo pontos por não terem uma câmera de zoom por exemplo.

Gostaria de ver a pontuação do Nubia Z20 no DxOMark gravando vídeos em 8K (risos). Melhor usar somente o 4K! Fica a dica!