É impossível navegar na internet e não se deparar com fotos incríveis. Ainda mais de amigos que fazem viagens e postam suas imagens para mostrar onde estão. No caso de viagens internacionais, há ainda aqueles pontos de foto típicos que todos buscam.

No caso da Indonésia, existe o templo hindu Pura Lempuyang Luhur, localizado em Bali. Você já deve ter visto fotos tiradas nesse templo em algum lugar. Alguns podem se questionar como a água da foto fica parada perfeitamente, ou como a pessoa chegou ao espaço entre as colunas.

E se eu te dissesse que essa foto é falsa? Mas não só isso: que ela não é editada em computador, nem requer aparatos caríssimos para ser feita? Bem, eu estaria te dizendo a verdade.

Foto famosa no templo hindu Pura Lempuyang Luhur é falsa. A imagem do lado direito mostra como realmente é o lugar.
Foto famosa no templo hindu Pura Lempuyang Luhur é falsa. A imagem do lado direito mostra como realmente é o lugar.
Recentemente um perfil no instagram @perrengue_chique ficou bastante famoso. A página é um apanhado de fotos, stories e relatos de pessoas que sofrem os chamados "perrengues chiques" - normalmente no exterior, ou em algum local de alto padrão no Brasil.

Diversas vezes o perfil mostra a realidade por trás da foto de Bali: existe um homem responsável pelas fotografias. Ele apenas precisa de um celular e um objeto espelhado para criar uma espécie de lago falso. Veja abaixo.

Fotógrafo responsável pela foto no templo de Bali e seu truque.
Fotógrafo responsável pela foto no templo de Bali e seu truque.

O mais impressionante disso tudo é que se forma uma fila quilomêtrica para tirar foto com esse homem - que lucra bastante com cada clique. Segundo outros relatos publicados no perfil @perrengue_chique, o homem chegou a distribuir senhas para organizar a fila. Pasmem, os números iam até 250.

Esse não deve ser o único fotógrafo criativo por aí. Com certeza outras imagens que fazem sucesso na rede podem ser falsas. Já pensou nisso?

Conhece algum truque de câmera para fotos incríveis? Comente aqui!