Você já ouviu falar em lava roupas inteligente? Sim, isso existe. Basicamente é uma máquina de lavar roupas que possui inteligência artificial para aprimorar seu funcionamento e facilitar a vida do usuário. A IA consegue identificar qual o tipo de tecido a ser lavado e seu peso - assim, não é preciso quebrar a cabeça pensando em qual definição sua leva de roupas se encaixa.

O Oficina da Net conversou com a LG sobre essa nova tecnologia para entender melhor como ela funciona. Em julho deste ano, a LG lançou uma nova linha de produtos deste tipo, chamadas de Lava e Seca AI DD.

Para que serve uma lava e seca inteligente?

Conforme explicado pela LG, as funções de uma máquina deste tipo incluem identificação do tecido e peso das roupas dentro do cesto. Dessa forma, o usuário apenas precisa colocar sua leva de roupa a ser limpa dentro da máquina e deixar que ela faça todo o trabalho.

Lava e seca inteligente reconhece o tipo de tecido e seleciona o melhor tipo de lavagem.
Lava e seca inteligente reconhece o tipo de tecido e seleciona o melhor tipo de lavagem.
A LG alega que pessoas passam até oito dias por ano lavando roupa - e muitas vezes danificando tecidos enquanto o fazem. A ideia de uma máquina de lavar inteligente é exatamente essa: facilitar esse processo e oferecer uma lavagem profunda e cuidadosa, protegendo até 18% mais os tecidos.

Mas afinal, como ela funciona?

A tecnologia desenvolvida pela LG funciona da seguinte forma: depois de colocada as roupas na máquina e selecionado o ciclo de lavagem desejado, as roupas deslizam pelo cesto e passam por um sensor, que identifica a flexibilidade de cada tecido. A máquina então seleciona o padrão ideal de movimentos de lavagem para aquela carga - que precisa ser "aprovado" pelo usuário - e pronto!

São mais de 20 mil padrões de lavagem salvas na memória da máquina, que faz com que ela consiga selecionar o melhor método possível, com base no comportamento de cada tecido durante esse processo.

Lava e seca inteligente da LG ainda conta com
Lava e seca inteligente da LG ainda conta com o LG ThinQ, podendo ser controlada pelo celular.

A máquina da LG ainda conta com o LG ThinQ, aplicativo que oferece ao cliente controle total em seus dispositivos LG pelo celular. No caso da lava e seca, o usuário pode monitorar os ciclos de lavagem ou até baixar ciclos extras.

Além disso, o app é compatível com o Google Assistente, o que permite que o usuário use comando de voz para acionar a lavagem.

Roupas misturadas não são um problema!

Como dito anteriormente e explicado pela LG, mesmo se em uma mesma carga de roupa tiverem diferentes tipos de tecido, a máquina inteligente consegue identificar qual o melhor ciclo de lavagem para aquela carga em específico.

Dessa forma, mesmo com diversas roupas misturadas, é possível manter a qualidade da lavagem e ficar despreocupado com o resultado.