Como funciona uma lava e seca inteligente?

É normal quebrarmos a cabeça toda vez que vamos lavar roupas: qual ciclo é o melhor? E se eu misturar tecidos? Bem, agora não mais. Entenda como funcionam e quais suas funções.

Como funciona uma lava e seca inteligente?

Você já ouviu falar em lava roupas inteligente? Sim, isso existe. Basicamente é uma máquina de lavar roupas que possui inteligência artificial para aprimorar seu funcionamento e facilitar a vida do usuário. A IA consegue identificar qual o tipo de tecido a ser lavado e seu peso - assim, não é preciso quebrar a cabeça pensando em qual definição sua leva de roupas se encaixa.

O Oficina da Net conversou com a LG sobre essa nova tecnologia para entender melhor como ela funciona. Em julho deste ano, a LG lançou uma nova linha de produtos deste tipo, chamadas de Lava e Seca AI DD.

Para que serve uma lava e seca inteligente?

Conforme explicado pela LG, as funções de uma máquina deste tipo incluem identificação do tecido e peso das roupas dentro do cesto. Dessa forma, o usuário apenas precisa colocar sua leva de roupa a ser limpa dentro da máquina e deixar que ela faça todo o trabalho.

Lava e seca inteligente reconhece o tipo de tecido e seleciona o melhor tipo de lavagem.
Lava e seca inteligente reconhece o tipo de tecido e seleciona o melhor tipo de lavagem.
A LG alega que pessoas passam até oito dias por ano lavando roupa - e muitas vezes danificando tecidos enquanto o fazem. A ideia de uma máquina de lavar inteligente é exatamente essa: facilitar esse processo e oferecer uma lavagem profunda e cuidadosa, protegendo até 18% mais os tecidos.

Mas afinal, como ela funciona?

A tecnologia desenvolvida pela LG funciona da seguinte forma: depois de colocada as roupas na máquina e selecionado o ciclo de lavagem desejado, as roupas deslizam pelo cesto e passam por um sensor, que identifica a flexibilidade de cada tecido. A máquina então seleciona o padrão ideal de movimentos de lavagem para aquela carga - que precisa ser "aprovado" pelo usuário - e pronto!

São mais de 20 mil padrões de lavagem salvas na memória da máquina, que faz com que ela consiga selecionar o melhor método possível, com base no comportamento de cada tecido durante esse processo.

Lava e seca inteligente da LG ainda conta com
Lava e seca inteligente da LG ainda conta com o LG ThinQ, podendo ser controlada pelo celular.

A máquina da LG ainda conta com o LG ThinQ, aplicativo que oferece ao cliente controle total em seus dispositivos LG pelo celular. No caso da lava e seca, o usuário pode monitorar os ciclos de lavagem ou até baixar ciclos extras.

Além disso, o app é compatível com o Google Assistente, o que permite que o usuário use comando de voz para acionar a lavagem.

Roupas misturadas não são um problema!

Como dito anteriormente e explicado pela LG, mesmo se em uma mesma carga de roupa tiverem diferentes tipos de tecido, a máquina inteligente consegue identificar qual o melhor ciclo de lavagem para aquela carga em específico.

Dessa forma, mesmo com diversas roupas misturadas, é possível manter a qualidade da lavagem e ficar despreocupado com o resultado.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares
Celulares

Black Friday 2021: cuidado com as falsas promoções de celulares

Com a Black Friday chegando, muita gente considera esse o momento certo para trocar de celular por conta dos baixos preços. O Oficina da Net separou esse guia para você entender que não é bem assim!

Android 12: Quais celulares receberão a atualização?
Google

Android 12: Quais celulares receberão a atualização?

O Google já disponibilizou a versão final de desenvolvedor do Android 12. Estamos a poucos passos de uma versão final para o público e já temos uma ideia de que dispositivos receberão a atualização. Veja!

IPTV cresce no Brasil, mas pirataria se multiplica com serviços ilegais
Smart TVs

IPTV cresce no Brasil, mas pirataria se multiplica com serviços ilegais

Um relatório da América Móvil, dona da Claro Brasil, deixa claro que os serviços de TV a cabo vem perdendo cada vez mais espaço no mercado, enquanto plataformas de IPTV como o Claro Box TV continuam crescendo. Confira!