A empresa de segurança Avast identificou recentemente dois aplicativos para Android que apresentam ameaça para usuários. O Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor) é acusado pela empresa de acessar e observar atividades dos clientes em redes sociais como Facebook - e o Messenger, Kik, Skype, Hangouts e mais. Já o Netiquette tem relação com o primeiro e também é acusado por exigir do usuário uma compra fora dos canais oficiais da Google Play Store

Começando pelo Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor), a Avast informou que o aplicativo já foi instalado mais de 10 mil vezes e se autointitula como um "app para pais monitorarem seus filhos ou para organizações gerenciarem funcionários".

Imagem vinculada ao aplicativo Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor) mostra que app acessava mensagens e localização de usuários.

Mas invasão de privacidade não é o único problema deste app. Para que os usuários possam utilizá-lo sem pagar por uma assinatura mensal, o aplicativo obriga as pessoas a avaliarem o app parental Netiquette. As pessoas precisam dar quatro ou cinco estrelas em sua avaliação e utilizar palavras-chave que envolvem cyberbullying e proteção das crianças.

Dessa forma, a Avast também caracteriza o Netiquette como golpe. Isso fora o fato deste aplicativo exigir que os usuários paguem por uma "rede social parental" fora dos canais oficiais de pagamento da Google Play Store.

A Avast informou que já entrou em contato com a loja, que, segundo apurado pelo Oficina da Net, já retirou ambos aplicativos do ar. É importante ressaltar que os usuários precisam tomar bastante cuidado com os downloads que realizam. É preciso sempre baixar conteúdos de lojas oficiais como a Google Play Store - e é sempre bom verificar os comentários e avaliações dos apps antes de baixá-los.