Você deve estar se perguntando. O que é RCS? Para que serve o RCS? Como vou usar o RCS?

Pois bem, tenho essas respostas! O RCS nada mais é do que um protocolo de comunicação mais atual do que os utilizados por décadas pelas operadoras de telefonia, falo do SMS e MMS. 

Ele é na realidade uma grande evolução sobre os protocolos anteriores. Com ele você poderá enviar mensagens sem a restrição de caracteres existente no SMS, você terá suporte para envio de mensagens com imagens, áudios, vídeos, emojis e até os atuais stickers, poderá criar grupos de conversa e até ver, assim como acontece no Whatsapp, Telegram e Facebook Messenger, quando o usuário do outro lado estiver digitando uma resposta para você.

RCS
RCS

Enfim, é uma evolução significativa e, não usará nenhum desses aplicativos como base. Na realidade a ideia é usar o aplicativo de mensagens presentes em nossos smartphones Android.

Todos temos esse aplicativo, aquele que usamos para enviar SMS (seja lá por que motivo for, acho que faz anos que não envio um SMS). Mas recebo para ativar serviços e relembrar e até ativar senhas da famosa verificação de dois passos, que parece que certos ministros por aí, cismam em não usar.

Esse protocolo não é realmente uma novidade, já faz tempo que existe, mas a morosidade na implementação do novo protocolo pelas operadoras de telefonia, fez com que a Google se manifestasse. 

Pois bem, agora a Google assumirá o lançamento do novo protocolo RCS. Isso causa uma certa confusão. Tal protocolo não deveria ser implementado na operadora de telefonia?

Na realidade o suporte existe, mas a implementação do mesmo vem se dando de forma muito lenta. Não deveria ser, afinal de contas os planos atuais que pagamos já nos dá o direito de usar SMS de maneira ilimitada para todas as outras operadoras, antes a cobrança era feita por mensagem enviada e isso não existe faz tempo.

Então, agora é esperar e aguardar que, quando disponível, o aplicativo de Mensagens solicitará a atualização para o RCS Chat.

Ao enviar mensagens de texto para outro usuário com o RCS ativo, todas as novas funções acima citadas, poderão enfim ser utilizadas. Um outro detalhe importante é que essas mensagens poderão ser usadas através também da rede Wi-Fi e dados móveis.

O protocolo RCS implementado pela Google começará ainda este mês no Reino Unido e na França. Essa distribuição é baseada no protocolo RCS de Perfil Universal e será compatível com as implementações de operadoras existentes. 

Com o novo aplicativo de mensagens com o RCS ativo, podemos abrir mão de qualquer outro mensageiro. Você largaria o Whatsapp?
Com o novo aplicativo de mensagens com o RCS ativo, podemos abrir mão de qualquer outro mensageiro. Você largaria o Whatsapp?

Em tempos que a segurança ou a falta dela, vem sendo muito comentada. O anúncio da Google por si só implementar o protocolo RCS para todos que usam o Android, acende uma luz de alerta.

Falamos aqui de privacidade, oferecendo o RCS diretamente aos usuários a empresa não manterá mensagens, mas fotos, vídeos, GIFs, áudios e outros arquivos serão retidos por um período para permitir que os usuários façam o download daquele conteúdo.

Isso já acontece com o Telegram por exemplo, ambos serviços de chat, privado ou em grupo, que oferecem criptografia ponto a ponto. Ou pelo menos se espera isso.

Embora essa seja uma grande mudança que salvará as operadoras de transição, é provável que entidades maiores que preferem manter o controle não cederão à aquisição do RCS pelo Google.

As grandes operadoras americanas provavelmente manterão seu próprio sistema de disponibilidade de RCS por telefone para os dados do usuário que ele fornece. O Google, de acordo com o artigo de hoje, respeitará e permitirá essa escolha.

No Brasil, todas as operadoras com exceção da TIM confirmaram a adesão ao novo protocolo Google RCS. A Tim por outro lado não usará o padrão do Google e não deu mais informações sobre estar desenvolvendo ou não solução RCS própria. 

A má notícia é que nenhuma das operadoras brasileiras informou quando o novo protocolo será disponibilizado para seus usuários.