No mês passado, a Microsoft celebrou o 10º aniversário do Minecraft com o anúncio de Minecraft Earth, um jogo mobile em AR (Realidade Aumentada) que, assim como Pokémon Go, traz todo o artesanato, exploração e aventura do jogo original no mundo real. 

E no palco da Worldwide Developers Conference (WWDC) da Apple, os diretores do Minecraft Saxs Persson e Lydia Winters demonstraram a jogabilidade do game ao vivo, como você pode ver no vídeo abaixo.

A empresa prometeu aos fãs da franquia histórica a oportunidade de descobrir uma variedade de recursos escondidos em ambientes reais, como blocos raros, variações únicas de animais e vários outros itens colecionáveis, bem como a capacidade de juntar-se a amigos e disputar aventuras mais difíceis, além de temas do Minecraft vinculados a locais específicos do mundo real.

O que é o Minecraft?

Minecraft é um jogo de mundos gerados aleatoriamente, cheios de segredos, maravilhas e perigos, onde os jogadores constroem blocos e aventuram-se. Os jogadores podem construir o que puderem imaginar com recursos ilimitados no modo criativo, ou explorar o mundo e seus recursos para alimentar, abrigar e se defender no modo de sobrevivência.

Minecraft Earth AR

Vídeo incorporado do YouTube

O Minecraft Earth traz a versão de realidade aumentada para o Minecraft, permitindo que os usuários experimentem o jogo para smartphone no mundo real. O game tem a mesma sensação imersiva que o Pokémon Go, e permite que os jogadores interajam com os blocos na vida real. A Microsoft mostrou que você poderá construir hologramas em 3D e dar vida a essas criações com a realidade aumentada, em tamanho real. Graças a alguns novos recursos (somente para iOS no momento), você mesmo pode entrar em suas construções. 

Duas novas tecnologias introduzidas na versão imersiva em AR é a captura de oclusão e movimento de pessoas. A oclusão de pessoas permitirá que os jogadores apareçam em sua compilação. Os jogadores poderão percorrer suas construções como se existissem na vida real. Além disso, outros jogadores poderão ver a localização de seus amigos, se movendo dentro da plataforma. O recurso Motion Capture, por outro lado, permite que os jogadores ativem animações pré-definidas para seu personagem no jogo, espelhando as ações do jogador.

Minecraft Earth será lançado oficialmente para iOS nos próximos meses, mas você pode inscrever-se para experimentar agora.