A CloudFlare, em 2018, revelou um novo servidor de DNS com o IP 1.1.1.1 que prometia uma maior velocidade e também privacidade. A novidade da vez é que o serviço revelou um novo recurso. A empresa possui agora um serviço de VPN grátis que tem como objetivo proporcionar mais segurança no tráfego de dados dos usuários.

Chamado de Warp, o novo serviço está integrado a plataforma de resolução de DNS da CloudFlare. A ideia é criptografar os dados do usuário onde for possível durante o tráfego entre o celular ou computador do usuário e o servidor em que está tentando se comunicar.

CloudFlare inclui VPN gratuita para aplicativo com conexão mais veloz.
CloudFlare inclui VPN gratuita para aplicativo com conexão mais veloz.

A empresa diz que o serviço foi projetado para ser otimizado para o uso do smartphone. Através de um protocolo chamado WireGuard, a CloudFlare diz que é possível reduzir o consumo de energia em comparação com um aplicativo de VPN convencional. O Warp também tem como objetivo economizar o plano de dados dos usuários usando compressão e cache sempre que possível.

A gratuidade do serviço é justificada pela CloudFlare em razão de ser um modelo "freemium", que oferece uma alternativa gratuita para que o usuário possa se habitua à plataforma e após comece a pagar por um serviço mais avançado.

O Warp terá ainda a versão Warp+, que contará com maior velocidade e estabilidade. Para esta versão, a empresa ainda não lançou um valor.

De acordo com a companhia, ela não irá guardar dados identificáveis dos usuários e também não pretende coletar informações para a venda de anúncios direcionados.