Os cabos USB costumam ser usados em várias situações, incluindo para conectar um computador pessoal a um periférico. Esse tipo de cabo surgiu há vários anos, sendo que ele vem recebendo ao longo do tempo novas camadas de velocidade para tráfego das informações entre os aparelhos. Nesse mesmo tempo, também foi desenvolvido uma entrada USB-C, em paralelo com a antiga entrada USB-A, tudo isso para simplificar o esquema de conectores.

Como novidade, no início da semana foi apresentado pelo USB Promoter Group o lançamento da especificação USB4, uma atualização de grande proporção que deverá compor a arquitetura da próxima geração de USB, completando e ainda se baseando nas arquiteturas USB que já existem, porém com velocidade de 40Gbps, ou seja, o dobro da especificação USB 3.2 anterior.

Novo padrão USB4 está surgindo, veja o que esperar da novidade.
Novo padrão USB4 está surgindo, veja o que esperar da novidade.

O novo USB4 irá combinar a especificação do protocolo Thunderbolt 3 ™ (que dá velocidade à troca de dados) com as especificações USB, suplicando assim a largura de banda do USB, o que permite múltiplos protocolos de dados e telas.

A arquitetura do USB4 proporciona um meio de compartilhar de modo dinâmico um único conector de alta velocidade com múltiplos dispositivos, que deve repassar a melhor taxa de transferência de dados por tipo de dispositivo e aplicação.

"O principal objetivo do USB é oferecer a melhor experiência ao usuário combinando dados, exibição e fornecimento de energia através de uma solução robusta e amigável de cabo e conector", disse Brad Saunders, presidente do grupo USB Promotor.

Disponibilidade

A novidade deverá chegar somente em meados de 2020. O USB4, por enquanto, é apenas um projeto. De acordo com o USB Promoter Group, mais de 50 empresas estão participando ativamente do review da especificação, que deverá ser publicada ainda neste ano.

Fonte: PCWorld GSMArena