Possivelmente, a parte mais importante do processo de compra de óculos é a escolha das lentes certas. A qualidade de suas lentes, seus atributos e seus revestimentos contribuem para o quanto você enxergará com os seus óculos, bem como na sua usabilidade e durabilidade. Há muitas opções disponíveis no mercado, por isso pode ser difícil decidir que tipo de lente de óculos é melhor para você e seu estilo de vida.

Este guia ajudará você a escolher o tipo de lente de óculos, pois você poderá entender melhor as opções disponíveis, e a escolher lentes e revestimentos mais adequados ao seu estilo de vida.

Como escolher tipo certo de lente para óculos de grau

As lentes que você escolhe são determinadas principalmente pelas propriedades de correção da visão que você está procurando. Dependendo de suas necessidades visuais, você pode precisar de lentes de visão única ou visão múltipla.

Para muitas pessoas, as lentes de visão única corrigem suficientemente sua visão, seja para distância ou para leitura.

Lentes de grau
Lentes de grau

Monofocal

Se você faz parte da boa parte da população brasileira que tem miopia, você pode estar procurando lentes de visão única. Se você tiver óculos corretores de distância, sua receita começará com um (-), e sua lente ficará côncava (curva para dentro), para corrigir sua visão.

Lentes de leitura

As lentes de leitura são projetadas para ajudá-lo a ver as coisas a uma distância próxima, tipicamente entre 30 e 40 cm. Essas lentes são convexas (curva para fora) e são apropriadas para pessoas com prescrições que começam com (+).

Embora as lentes de visão única sejam adequadas para uma grande parte dos usuários de óculos, seus olhos podem ser únicos. Se você tiver dificuldade em ver em intervalos próximos e longos, você pode precisar de lentes bifocais ou multifocais. Estes óculos corrigem a sua visão a múltiplas distâncias, permitindo-lhe ver claramente - tanto perto como à distância.

Lentes Multifocais

As lentes multifocais são lentes projetadas para incorporar a correção de distância, visão de meio e de perto. Como essas lentes são altamente personalizadas, elas podem corrigir até os olhos mais exclusivos e fornecer todos os benefícios das lentes bifocais sem a linha horizontal.

Se você precisa de lentes bifocais, mas não quer uma linha em sua lente, considere usar lentes multifocais.

Lentes bifocais

As lentes bifocais são o tipo mais comum de lentes multifocais. Essas lentes corrigem a visão de perto e de longa distância, combinando duas prescrições em uma única lente. A parte superior da lente é projetada para corrigir deficiências de distância, enquanto a parte inferior é uma lente de curta, distância destinada a corrigir a visão para perto.

Revestimento da lente

O revestimento pode dar diferentes atributos às suas lentes, fazendo com que elas se comportem de maneira diferente de acordo com o ambiente. Algumas mudam de cor com base na iluminação, enquanto outras oferecem proteção contra arranhões ou o sol.

Para entender melhor as opções disponíveis para você, listamos alguns dos revestimentos mais utilizados.

 

Revestimento Anti-reflexo

Revestimento Anti-reflexo
Revestimento Anti-reflexo

O revestimento antirreflexo, ou AR, é outro revestimento benéfico para qualquer tipo de óculos, independente do grau. Esse revestimento elimina o brilho das luzes e reflexos em suas lentes, causados ​​por computadores e lâmpadas em geral. Eles também tornam suas lentes quase invisíveis, removendo reflexos, tornando suas lentes menos obstruídas durante as conversas ou com o flash de uma câmera fotográfica.

O revestimento antirreflexo é especialmente importante para pessoas com lentes de alto grau, pois essas lentes têm índices de refração mais altos. Este aumento no grau de refração significa que as lentes tenderão a refletir até 50% mais luz do que as lentes tradicionais, causando mais brilho refletido pelo óculos, e muitas vezes dificultando a visão.

As lentes anti-reflexo são importantes para quase todos no mundo moderno - especialmente aqueles que trabalham com computadores ou câmeras, ou que dirigem à noite.

Lentes Transitions e fotocromáticas

Lentes Transitions e fotocromáticas
Lentes Transitions e fotocromáticas

Este revestimento mudará a tonalidade das suas lentes, dependendo da quantidade de luz a que estão expostas, tornando-se escuras no exterior, e mais nítidas no interior. Isso ajuda a proteger os olhos dos raios UV prejudiciais e da luz solar direta, protegendo a visão.

Esta opção não se aplica às opções de proteção solar, mas está disponível para quase todos os materiais e designs de lentes. Tanto as lente Transitions™ quanto as lentes fotocromáticas são excelentes opções para aqueles que proteger os olhos da luz intensa, como do sol.

Qualquer pessoa que mude de ambientes internos para externos freqüentemente, se beneficiará com este tipo de revestimento, bem como de pessoas que estão preocupadas com a proteção geral dos olhos contra o sol. Esse tipo de revestimento oferece a mesma proteção que os óculos de sol.

Lentes polarizadas

Lentes polarizadas
Lentes polarizadas

Este revestimento reduz os reflexos de água ou outras substâncias líquidas. As lentes polarizadas podem poupar você do perigo de não enxergar direito, principalmente para quem dirige ou anda de bicicleta com frequência, e pode eventualmente ter que lidar com o reflexo no óculos.

Lentes Hidro-repelente

Lentes Hidro-repelente
Lentes Hidro-repelente

Todos os usuários de óculos têm medo de molhar seus óculos com chuva, vapor ou água. Gotas podem deixar manchas ou sujeira em suas lentes, e limpá-las pode ser um aborrecimento - especialmente no tempo chuvoso. 

A tecnologia hidro-repelente evita que gotículas de água, sujeira e manchas aderem às suas lentes, o que ajuda a manter a limpeza e reduz a necessidade de limpá-las regularmente. As lentes com este revestimento são até duas vezes mais cristalinas do que sem o revestimento.

Se você mora em uma área chuvosa, trabalha ou mora perto de fontes de água ou simplesmente gostaria de manter seus óculos sempre limpos, não irá se arrepender de investir neste revestimento.

Lentes Crizal 

Lentes Crizal
Lentes Crizal

A lente Crizal promete uma experiência de visão mais nítida e com proteção para os olhos. 
Outra vantagem do antirreflexo Crizal é manter a lente limpa por muito mais tempo, bem como aumentar sua durabilidade e resistência a arranhões.

Além de combater os 5 inimigos da visão, as lentes Crizal oferecem proteção contra as luzes nocivas que são encontradas tanto em ambientes externos, como em ambientes internos. 

Proteção UV

A exposição à radiação UV, nociva do sol, está associada a numerosos problemas oculares relacionados com a idade, como cataratas e degeneração macular. Por causa disso, os médicos recomendam proteger seus olhos da radiação UV.

É por isso que o revestimento protetor UV é tão importante. Ao desviar os raios UV antes que eles possam danificar seus olhos, este revestimento funciona como protetor solar para os olhos.

As lentes de policarbonato (vamos falar delas mais adiante) já incluem a proteção contra os raios ultra-violetas do sol.

Bloqueio de luz azul

Muitas pessoas vivel de olho na tela do seu smartphone, fora a grande parcela da população que trabalha em frente ao computador todos os dias. Toda esta conectividade traz riscos - especialmente para a visão.

A maior fonte de danos potenciais das telas digitais é a luz azul. Essa parte do espectro visual é uma luz de comprimento de onda curto, que pode ser encontrada em praticamente tudo, desde a luz do sol até as telas de computador.

Ao contrário da luz azul-turquesa, que é saudável e benéfica, a luz azul-violeta, como a luz visível de alta energia (HEV) de telas retroiluminadas e iluminação artificial, pode ser prejudicial aos nossos olhos após a exposição excessiva.

Cerca de 75% dos usuários de computador experimentam desconforto depois de usar suas telas por um longo período de tempo. O uso prolongado de dispositivos digitais faz com que nossos olhos trabalhem com mais afinco, exigindo que eles mantenham constantemente o foco. Isso pode contribuir para secura e fadiga ocular, incapacidade de manter o foco, dores de cabeça e desgaste de longo prazo em sua visão.

Esse dano pode ser devastador para as crianças que crescem em dispositivos digitais, já que elas correm maior risco de danos a longo prazo do que os adultos.

Para ajudar a proteger os olhos contra esses danos, convém incluir em suas lentes proteção a luz azul. Estas lentes são projetadas para proteger seus olhos contra a luz azul-violeta emitida por telas digitais e também são projetadas para serem resistentes a riscos, proteção UV e antirreflexo.

Lentes de policarbonato

Lentes de policarbonato
Lentes de policarbonato

Originalmente desenvolvido para viseiras da Força Aérea dos Estados Unidos, e em "vidros à prova de balas" em bancos, o policarbonato é mais leve e significativamente mais resistente a impactos, tornando-o o material preferido para óculos infantis, óculos de segurança e óculos esportivos.

Lentes Trivex

Um novo material para lentes de óculos leves com propriedades similares ao policarbonato, como o policarbonato, é o Trivex, lançado em 2001. Este material de resina tem alta resistência a quebras. Apresentam transparência superior a todas as outras classificações.

Lentes de Cristal ou Mineral

Conhecido popularmente como lentes de "vidro", é um material transparente, composto de uma junção de inúmeros minerais. Não riscam com facilidade, mas em contrapartida têm maior probabilidade de quebra.

Lentes de Acrílico ou Orgânicas

A principal característica desta lente é o peso. São mais leves que as de cristal, e por este motivo dão mais conforto. O usuário que aderir a este modelo de lente terá uma visão periférica maior, ou seja, o campo visual ficará mais aberto.

Ìndice de refração da lente

O índice de refração é um número que indica a eficiência com que o material dobra ou refrata a luz. Quanto maior o índice de refração da lente, mais lentamente a luz se move através dela, e mais a luz se dobra.

Índices mais altos são capazes de lidar com prescrições mais altas. Se você tem um grau particularmente forte, uma lente com um índice mais alto pode ser a melhor escolha para você. 

Índice 1,5 - Lente Padrão

Se você está procurando uma opção econômica para suas lentes e tem uma prescrição mais fraca, essas lentes podem ser a escolha certa para você. Essas lentes de visão única são a opção mais básica. Este índice é mais adequado para prescrições com uma correção de SPH de +/- 2,25 ou menos, ou uma correção de CYL de +/- 1,50 ou menos.

Índice 1,57 - Lente fina e leve

Para pessoas com prescrições mais fortes, essas lentes podem ser uma escolha melhor do que as lentes padrão. Essas lentes são mais finas e mais fortes lidam bem com correções SPH entre +/- 5,00 e +/- 4,00, e correções CYL de +/- 3,00 ou menos.

Índice 1,59 - Lente de Policarbonato

As lentes de policarbonato são as lentes mais duráveis ​​e resistentes a impactos, e vêm com revestimento protetor contra raios UV. Se você está procurando óculos para crianças, ou fica muito tempo ao ar livre, essas lentes são as mais recomendadas.