Em vez de simplesmente lhe dizer para definir a sua câmara em uma abertura de f / 16, ajustar uma lente grande angular e usar a regra de terços, revelaremos estas dicas para fotografia de paisagens, que o ajudarão a planejar de forma mais eficaz, compor as suas fotografias e entender quais truques podem ajudar. Você aumentará sua taxa de sucesso indo aos lugares certos, nos momentos certos, e saberá como obter imagens incríveis em qualquer lugar. 

As paisagens podem ser um dos assuntos fotográficos mais fáceis de fotografar. Basicamente, tudo que você precisa fazer é encontrar uma boa visão, iluminação correta e se afastar. Veja um pouco mais de perto as imagens da paisagem que realmente prendem sua atenção, e muitas vezes você descobrirá que há muito mais neste assunto simples do que parecia ao primeiro olhar. 

Para melhorar suas habilidades de fotografia de paisagem, você precisa encontrar locais visualmente atraentes e, em seguida, trabalhar na hora certa do dia e na estação certa do ano, para que o assunto esteja com a melhor aparência possível. 

Uma vez que toda esta pesquisa e planejamento é feito, você precisa das habilidades técnicas e artísticas para aproveitar ao máximo a cena. Tudo isso vem com a prática - mas por onde você começa, e como você pode se dar a melhor chance de conseguir ótimas fotos? É aí que este artigo entra. 

As melhores dicas para fotografia de paisagens

A fotografia de paisagem é a favorita dos fotógrafos profissionais e amadores. Para evitar fazer fotos sem graça, siga estas dicas de fotografia de paisagens.

1. Crie profundidade

Quando estiver fotografando uma paisagem, tente criar uma sensação de profundidade, mantendo todos os diferentes elementos da imagem em foco.

Para fazer isso, você precisa usar uma pequena abertura, a partir de f / 16-f / 22, pois isso é o que mantém os objetos em primeiro plano e o fundo nítidos. Coloque a câmera em um tripé (isso eliminará a trepidação da câmera) ao usar uma abertura pequena, pois menos luz entrará na lente.

2. Use uma lente grande angular

As lentes de grande angular são as preferidas para fotografia de paisagem, pois podem mostrar uma visão mais ampla e, portanto, dar uma sensação de amplo espaço aberto.

Elas também tendem a dar uma maior profundidade de campo, e permitem que você use velocidades mais rápidas do obturador, porque permitem mais entrada de luz. Tirar uma foto em f / 16 fará com que o primeiro plano e o plano de fundo estejam ambos nítidos.

Lembre-se de experimentar alguns ângulos interessantes com sua lente grande anular.

3. Use filtros fotográficos

Para obter as melhores imagens possíveis, você pode usar dois filtros em sua fotografia de paisagem. Os filtros polarizadores escurecem o céu e, portanto, realçam os tons azuis, em contraste com o branco das nuvens.

Os filtros de densidade neutra (ND) impedem que muita luz entre na câmera. Isso é útil em dias claros, quando a câmera não consegue fornecer uma velocidade lenta do obturador (você pode capturar o movimento do céu ou da água, por exemplo).

4. Movimento de captura

Se você estiver fotografando água em movimento, poderá criar um efeito de água branca impressionante escolhendo uma exposição longa.

Uma maneira de fazer isso é usar o modo TV ou S (Prioridade do Obturador), e escolher uma exposição de 2 segundos ou mais. Você também pode usar o modo AV (Prioridade de Abertura) e escolher uma pequena abertura, como f / 32 (que geralmente requer mais luz).

Se estiver fotografando na luz do dia, você pode usar um filtro ND para reduzir a quantidade de luz que chega na câmera e, dessa forma, permitir um tempo maior de obturador. Você deve sempre usar um tripé para esse tipo de tomada, para que o sua foto fique bem nítida

5. Use a água como um espelho

A melhor hora para este tipo de foto é durante as duas "horas de ouro", que são a primeira hora após o nascer do sol e a última hora antes do pôr do sol. Coloque sua câmera em um tripé e ajuste o modo para TV ou modo S (Prioridade de Obturador).

Escolha uma velocidade lenta no obturador e permita que a câmera escolha a abertura correta. Se você se esforçar para obter uma imagem bem nítida, poderá aumentar o ISO, embora o ISO 125 seja um bom ponto de partida.

6. Inclua pessoas na paisagem

Uma paisagem não é apenas sobre a natureza; então por que não incluir pessoas? Uma bela paisagem pode ser complementada com uma criança ou por uma linda garota em frente a uma plantação de flores.

Lembre-se da regra dos terços, e coloque a pessoa em uma posição descentralizada, para criar uma imagem mais interessante. Escolha uma velocidade rápida do obturador se você quiser congelar a ação, ou uma velocidade mais lenta do obturador se quiser capturar o movimento.

7. Regra dos terços

Para usar a regra dos terços, imagine quatro linhas, duas localizadas horizontalmente na imagem e duas verticais, criando nove quadrados. Algumas imagens ficarão melhores com o ponto focal no quadrado central, mas colocar o assunto fora do centro, em um dos pontos de interseção das linhas imaginárias, geralmente criará uma fotografia que chamará mais a atenção de quem observa a imagem.

Quando uma fotografia é composta usando a regra dos terços, os olhos vagarão pelo quadro. Uma imagem composta pela regra dos terços é geralmente mais interessante e agradável aos olhos humanos.

8. Configurações recomendadas

Ao fotografar durante o dia, você deve usar uma abertura menor, como f / 22 para capturar uma imagem detalhada e super nítida.

Se você estiver tentando capturar o movimento da água, ou de pessoas e pássaros, use um filtro para reduzir a quantidade de luz que entra, e experimente aumentar a velocidade do obturador.

Para a água, você deve escolher pelo menos 2 segundos ou mais e, para animais em movimento ou pessoas, comece em 1/60. Você deve sempre usar um tripé para esses tipos de imagens de paisagem.

9. Equipamento recomendado

Na luz brilhante, você deve sempre usar uma capa de lente para evitar a queima da mesma. Além disso, você pode usar um filtro de densidade neutra, ou um filtro polarizador para reduzir reflexos e trazer o céu à vista da foto.

Um tripé é essencial se você quiser tirar fotos muito nítidas, e se quiser capturar o movimento da cena. Um bean bag também é útil para experimentar com ângulos. Bean Bag é um saco, cheio com algum material maleável que é usada para criar efeitos na fotografia. Ele essencialmente serve para apoiar e estabilizar a máquina fotográfica. O uso do flash também pode ajudar a iluminar as áreas sombreadas.

Conclusão

As paisagens são as fotografias favoritas de fotógrafos amadores e profissionais, e não é difícil perceber porquê; você começa a passar o tempo ao ar livre, estar com a natureza e ainda consegue capturar lindas imagens.

Ter paciência ajuda, pois você pode precisar aguardar as condições climáticas e de iluminação corretas, e haverá momentos em que as condições não cooperarão para suas fotos. Mas com paciência e prática, você desenvolverá habilidades e poderá capturar fotos marcantes.