Infelizmente, por mais que hajam programas de conscientização das pessoas, muitas delas ainda acabam fazendo o descarte de materiais em locais inadequados, como em terrenos baldios, em rios, ou próximos a eles.

Cansado de ver a situação, com latinhas, garrafas pets, embalagens de produtos de limpeza, e até um fogão, um homem que mora na cidade de Colombo, interior do Paraná, resolveu acabar com os vários resíduos que estavam poluindo o rio que passa ao lado de sua casa.

Diego Saldanha, que trabalha vendendo frutas nos semáforos da região, nasceu na região, sempre foi acostumado a nadar e pescar no rio Atuba e já não suportava mais ver a situação das águas que pioravam a cada dia. A população local reclamava da situação, mas nada faziam para amenizar o problema.

Brasileiro cria ecobarreira para despoluir rio que passa ao lado de sua casa. (Foto/Facebook)
Brasileiro cria ecobarreira para despoluir rio que passa ao lado de sua casa. (Foto/Facebook)

Saldanha, sozinho, para dar exemplo aos seus filhos, resolveu sozinho construir uma ecobarreira com galões de água usados e pedaços de rede de proteção, que foi instalada em um local apropriado do rio.

A ecobarreira foi instalada em janeiro de 2017, e desde então Saldanha acredita ter retirado da água uma tonelada e meia de resíduos. Os produtos recicláveis são enviados para a escola dos filhos para serem vendidos e gerar renda. Os objetos considerados peculiares ficam expostos em um local para conscientizar as pessoas.

Diego Saldanha coletando o lixo acumulado
Diego Saldanha coletando o lixo acumulado

Saldanha, após sua iniciativa, vem sendo convidado para palestrar em escolas, e diz ter muito orgulho da ecobarreira desenvolvida. A iniciativa pode ser acompanhada através de uma página no Facebook.

Parabéns! Realmente todos nós podemos fazer a diferença no meio ambiente!