O sistema de reconhecimento facial cada vez mais está sendo usado no mundo tudo, isso é fato. No geral, a intenção é manter a segurança, seja através de desbloqueio de sistemas ou até mesmo nas ruas, com a captura de possíveis ameaças.

Taylor Swift, em um concerto no Rose Bowl da Califórnia em maio deste ano, usou a tecnologia de reconhecimento facial para vigiar possíveis perseguidores. Conforme a Rolling Stone, que falou com um especialista em segurança, e diz que os participantes que olhavam para onde o sistema estava instalado eram imediatamente examinados.

Taylor Swift usou tecnologia de reconhecimento facial em show para rastrear perseguidores.
Taylor Swift usou tecnologia de reconhecimento facial em show para rastrear perseguidores.

Após isso, os dados foram enviados para um "posto de comando" em Nashville, Tennessee, que tentou combinar centenas de imagens com um banco de dados de dados de seus perseguidores já conhecidos.

Sobre a legalidade do uso da tecnologia de reconhecimento facial, está a favor do artista. Um concerto é um evento privado, assim, os organizadores possuem a liberdade de uso de qualquer tipo de vigilância.

Mesmo que as medidas de segurança tomadas no evento d Swift possam parecer extremas, esta não é a primeira vez que o reconhecimento facial é usado para procurar participantes indesejados.

Exemplo disso, em abril, a polícia chinesa prendeu um suspeito de 31 anos que estava escondido em meio a quase 60 mil pessoas durante um show no Nanchang International Sports Center.

Nos Estados Unidos também estão sendo feitos testes com a tecnologia em grandes multidões.

O futuro é este, não poderemos mais ignorá-lo, as câmeras serão responsáveis pelo nosso monitoramento em vários locais.

Fonte: The Verge