Se você quer pilotar um drone como hobby, apenas para se divertir, primeiramente deve saber que não precisará de nenhum treinamento especial ou certificação. Mas isso não significa que você deve tirar seu novo brinquedinho da caixa e pô-lo no ar imediatamente. Antes de mais nada, aprenda a usá-lo com segurança e eficácia para obter as melhores imagens e vídeos. Assim, não vai por em risco a segurança de ninguém.

15 Dicas para quem está aprendendo a pilotar um drone

1. Registre seu novo drone

Primeiramente, você precisa se registrar na ANAC (Agencia Nacional de Viação Civil). Regularize seu drone pela internet.

2. Aprenda as regras

Após cadastrar seu drone, leia as regras sobre o uso desse equipamento no Brasil. Para saber mais sobre as regras da Agência, clique aqui.

3. Leia o manual de instruções

É provável que você tenha feito algumas pesquisas antes de comprar seu drone. Mas se você não tem certeza do que seu drone pode fazer, é hora de descobrir lendo o manual de instruções. Cada equipamento é único e a melhor maneira de aprender é ler o manual.

Os modelos mais recentes são repletos de recursos de segurança úteis, mas você precisa entender o que eles fazem e como trabalham para poder aproveitá-los. 

4. Identifique seu drone

Coloque um adesivo com o seu número de registro no seu drone, pois, se você perdê-lo, há uma chance de que alguém possa procurar seus dados de registro e devolvê-lo você.

5. Aprenda a usar os controles

Em síntese, pratique, pratique, pratique. Usar bem um drone requer prática. Saiba o que cada botão e função do seu equipamento faz.

Dominar os controles é a chave para o sucesso inicial para a pilotagem de drones. Além dos controles, você deve estar ciente de quanto tempo seu drone pode voar com uma carga completa de bateria. 

Aprenda a usar os controles
Aprenda a usar os controles

É provável que haja indicadores na tela de duração da bateria no aplicativo. Assim sendo, você poderá planejar seus voos. A maioria dos modelos de consumo voa por 20 a 30 minutos com uma bateria totalmente carregada.

6. Observe o aplicativo

Falando em aplicativo... Sem dúvida você deverá estar atento para onde o aplicativo de controle do drone mostra dados de telemetria. 

É provável que você terá informações em tempo real de velocidade, altitude, orientação e localização, além da transmissão ao vivo da câmera. Assim, poder reconhecer e processar essas informações ao voar.

7. Função de Retorno Automático

Da mesma forma como é importante conhecer os controles, certamente você deve ficar de olho em um recurso que pode ser muito importante na hora de voar: O comando de retorno. Seja um botão físico no controle remoto do drone, seja um ícone no aplicativo que ajusta as configurações, seu equipamento deve ter esse recurso. 

Primeiramente, entenda como funciona a função de retorno automático para casa. É provável que seu drone tenha o recurso que o faz voar de volta ao seu ponto de decolagem, em virtude de ter o sinal de controle perdido. 

Você pode definir uma altitude para o vôo de volta. E isso é muito importante quando se sobrevoa uma área com árvores ou outros obstáculos de baixa altitude. Em suma, configure seu drone para voltar em uma altura segura.

8. Previna-se

Você deve ver se o seu controle remoto tem um botão que faça o drone parar e pairar no lugar.

E, embora seja um recurso para ser usado em último caso, você também deve aprender como cortar a potência dos motores do seu drone em caso de uma emergência. 

Também tenha em mãos peças de reposição e ferramentas por perto, para que você possa fazer reparos quando estiver usando e continuar com as atividades planejadas.

9. Treinamento

O próximo passo é por seu drone no ar de forma cautelosa. Considere primeiramente usar o software de simulação de voo. 

Existem algumas maneiras de fazer um treinamento. Você pode experimentar o Real Drone Simulator gratuitamente o seu PC Windows. Outra forma de treinar é em um local grande e afastado, como um sítio de alguem conhecido.

10. Colocando o drone no ar

Então, agora que você sabe como seu drone funciona, como ativar seus recursos de segurança de emergência e quanto tempo ele pode voar com a bateria completamente carregada. Tudo pronto? Ainda não.

Não leve seu drone a áreas públicas lotadas. Além de ser proibido para drones amadores, usar o equipamento em areas públicas pode ser muito perigoso. Treine em lugares mais afastados e com menos pessoas.

11. Mantenha seu drone à vista. 

A regra de ouro para pilotar um drone é manter ele sempre à vista. Sem dúvida, ao manter contato visual, você será capaz de ver melhor possíveis obstáculos ou perigos, e certamente poderá evitar acidentes.

12. Evite obstáculos

A maneira mais comum de as pessoas baterem em seus drones é se distrair enquanto voam. Portanto, tanto no treinamento quanto no uso em si, atenção total ao que está fazendo.

Você pode contornar obstáculos, ou simplesmente parar quando detectar algo bloqueando seu caminho. Confira se os sensores estão apenas na frente ou em vários lados da sua aeronave.

Evite lugares com muitas pessoas, prédios ou árvores.
Evite lugares com muitas pessoas, prédios ou árvores.

Também tenha cuidado com pássaros. Os animais ouvem freqüências diferentes das dos humanos. Como os pássaros se comunicam usando o sonar, o sistema de posicionamento visual do seu drone pode ser interpretado por outras aves territoriais como um sinal de que ele está se movendo em seu território, e inesperadamente isso pode causar um acidente.

13. Cuidado com o vento

Seja cuidadoso com o vento quando seu drone estiver voando. Evite por seu drone no ar em dias ventosos e em condições mais difíceis, como em dias de chuva forte. Prefira dias sem vento e ensolarados.

14. Modo manual

Para aprender a usar os controles manuais, é necessário bastante treino. O controle esquerdo ajusta a altitude e gira o drone, enquanto o controle direito é usado para avançar, voltar, esquerda ou direita.

Uma vez que você tenha aprendido a usar os controles manuais, você pode trabalhar com os modos de vôo automatizados, que estão incluídos em muitos drones modernos. Você pode praticar rotas automatizadas, incluindo órbitas perfeitamente circulares. Aeronaves diferentes terão diferentes modos de vôo automatizados, então você deve passar algum tempo conferindo cada opção.

15. Como usar a câmera de um drone?

É provável que você queira capturar imagens com o seu drone. Afinal, esse é o grande motivo deles terem ficado tão populares pelo mundo: Suas câmeras integradas. A notícia que pode te surpreender é que há tanto para aprender sobre a câmera quanto sobre o próprio drone. As modernas câmeras dos drone mais novos capturam imagens e vídeos sem distorção, fazendo belos vídeos e fotos.

Assim como no chão, as configurações que você vai usar para capturar fotos e vídeos são decididamente diferentes. As câmeras dos drones são construídas de modo muito parecido com os smartphones. A maioria tem lentes primárias com aberturas para obter imagens de baixo ruído.

Para obter um ângulo de obturador adequado para vídeo, você precisará adicionar um filtro de densidade neutra (ND) para vôos em condições de muita luz. Lembre-se de que a velocidade do obturador de 1/48 segundo é ideal para vídeo de 24 fps, e uma taxa de 1/60 segundos para 30 fps. É necessário cortar a quantidade de luz que entra na lente, pois assim você manterá a exposição adequada. Os filtros mais recomendados são os da Polar pro.

Você não precisa se preocupar com o filtro de densidade neutra para fotos, a menos que esteja interessado em misturar a aparência da fotografia de longa exposição com uma perspectiva aérea. Para a maioria das fotos, você precisará parar de movimentar o drone e   usar uma velocidade curta do obturador, para obter uma exposição mais nítida.

Além das configurações da câmera, você deve estar confiante com os controles físicos usados ​​para ajustar a exposição e a inclinação. Alguns modelos de drones mais recentes, que incluem a funcionalidade de zoom, também têm uma alavanca para definir o ângulo de visão, ou seja, podem recriar o efeito dolly zoom. 

Checklist de vôo

Antes de mais nada, verifique se está tudo ok com o seu drone antes de voar. Siga essa lista de verificação antes de cada vôo:

Um dia antes do vôo

    • Carregue as baterias do drone e controle remoto;
    • Verifique se há atualizações de firmware;
    • Confirme se o conteúdo do cartão de memória está carregado para o computador no formato etest;
    • Verifique a previsão do tempo para hora e local planejados;
    • Verifique se a localização planejada não tem restrições de vôo em vigor.

No dia do vôo

    • Verifique a calibração da bússola no local;
    • Verifique o bloqueio do GPS, o status da bateria e o cartão de memória antes de decolar;
    • Inspecione visualmente a aeronave e suas hélices; procure por quaisquer rachaduras no plástico ou outros problemas potenciais;
    • Assegure-se de que o seu smartphone,com o aplicativo baixado, esteja totalmente carregado antes da decolagem;
    • Confirme os controles manuais funcionando corretamente imediatamente após a decolagem.

Essas são as etapas básicas antes de cada vôo. E pode ter mais coisas para conferir. Por exemplo, se você usar filtros, verifique se está tudo ok com eles, ou se você tiver um drone com suporte para lentes intercambiáveis, verifique se você tem as lentes certas com você.

O verdadeiro domínio virá com o tempo. Então lembre-se de se divertir e fazer ótimos vídeos e fotografias. Mas o mais importante, quando finalmente for colocar seu drone para voar, esteja seguro que sabe o suficiente.

Outras precauções de segurança:

  • Se você estiver prestes a colidir com algo, antes de mais nada desacelere, para não destruir seu drone ou machucar alguém.
  • Mantenha seus dedos longe das hélices quando elas estiverem se movendo.
  • Desligue e retire a bateria do drone antes de fazer qualquer manutenção nele.
  • Se você é um iniciante treinando dentro de casa, certamente amarrar o drone em algo pode evitar acidentes.

Em conclusão, tornar-se expert com um drone vai acontecer sem grandes dificuldades.