Pesquisadores da Universidade de Jönköping, na Suécia, e da Universidade de Maastricht, na Holanda, através de um artigo publicado no Arxiv.org, descreram um sistema que considera os comportamentos de escuta de uma pessoa e, através do uso de algoritmos de aprendizado de máquina e modelos psicológicos é capaz de deduzir a experiência musical dos usuários.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados através de um aplicativo que acessou a API do Spotify,  e que lhes forneceu playlists e também características das músicas em que os usuários escutam.

Inteligência Artificial pode identificar gosto musical.
Inteligência Artificial pode identificar gosto musical.

Eles também solicitaram que os participantes respondessem perguntas do Goldmiths Musical Sophistication Index (Gold-MSI). As questões estão relacionadas ao tempo e dinheiro que uma pessoa gasta com músicas e ainda sobre o comportamento emocional relacionado às canções.

Os pesquisadores disseram que  "modelos psicológicos estão sendo cada vez mais usados para explicar [...] traços comportamentais". Assim, é possível conseguir "uma identificação mais detalhada de comportamentos (como ouvir música)". Também fornece uma "compreensão mais profunda por trás da ocorrência desses comportamentos".

A tecnologia não é usada somente para a dedução do gosto musical das pessoas, mas também para compreender a "sofisticação musical" de cada indivíduo.