Oficina da Net Logo

Sonda da Nasa se aproxima de asteroide após dois anos de viagem

Por | @oficinadanet NASA Pular para comentários

Uma nave espacial da Nasa está se aproximando de um antigo asteroide, o Bennu, após dois anos de viagem. A ideia é obter uma amostra de poeira espacial para conseguir pistas sobre o início do Sistema Solar.

A sonda Osiris-REx fez a primeira imagem do corpo cósmico, que possui tamanho aproximado de 500 metros de diâmetro. A nave está projetada para mover a uma órbita em volta de Bennu, a cerca de 1,5 Km ou 2 Km de sua superfície, tudo isso para trazer uma amostra em 2023.

Imagem captada pela sonda da Nasa do asteroide Bennu.Imagem captada pela sonda da Nasa do asteroide Bennu.

As primeiras imagens de Bennu foram feitas em 17 de agosto a uma distância de 2,3 milhões de quilômetros da nave espacial. Leia em destaque: 10 tecnologias da NASA que estão no nosso dia a dia.

“Isto é mais perto que já estivemos de Bennu”, disse Dante Lauretta, pesquisador principal de Osiris-REx, da Universidade do Arizona.

A escolha de Bennu para o estudo é porque ele orbita perto do traçado da Terra em volta do Sol, e tem um tamanho considerado adequado para um estudo científico. Além disso, ele é rico em carbono, ou seja, o tipo de corpo cósmico que forneceu à Terra materiais que propiciaram a vida há bilhões de anos.

Esta é a primeira missão de retorno de amostras de asteroides para a Nasa, sendo que o objetivo é trazer cerca de 60 gramas de material.

MAIS SOBRE: #pesquisa  #sonda  #espaço