Várias startups, impulsionadas pelo sucesso do Uber, resolveram procurar alternativas para uma melhor circulação de pessoas no mundo. Além de carros, soluções como o empréstimo de bicicletas também foram adicionadas como meio de transporte alternativo.

Agora, na capital de São Paulo, três startups estão testando um novo modelo de mobilidade urbana, tudo isso através de patinetes elétrico. Assim, a Ride, Scoo e a Yellow estão agregando um novo serviço ao país.

A Yellow está com um grupo de testadores, que integram funcionários de um prédio empresarial na Avenida Paulista. A Ride e a Scoo estão liberando o serviço para qualquer usuário, porém, também concentrados na mesma região da cidade.

Patinetes elétricos podem ser a solução inteligente para mobilidade no Brasil.
Patinetes elétricos podem ser a solução inteligente para mobilidade no Brasil.

Neste primeiro momento, as empresas estão interessadas em descobrir se a viabilidade do modelo de negócios dockless, ou seja, com os usuários contando com a praticidade de deixarem os seus patinetes em qualquer lugar, igualmente acontece com as bicicletas.

Um dos desafios do uso do serviço é em relação aos cuidados com o patinete. Em um episódio recente do primeiro serviço do gênero no início de agosto, várias unidades foram vandalizadas e tiveram peças furtadas. Mesmo assim, segundo a Yellow, o número de bicicletas inutilizadas está abaixo do esperado.

Outro impasse que envolve o modelo dockless para patinetes elétricos acontecem em relação à recarga de baterias. Certamente, esse passo terá que ser um bem avaliado e administrado pelas companhias para conseguir proporcionar o melhor serviço possível aos usuários que optarem pelo uso dos patinetes.

Para os próximos meses está previsto mais novidades nesse sentido. O Uber, ao que tudo indica, também está interessado nesse movimento de mobilidade inteligente, sendo que recentemente também adquiriu um pequeno negócio no mesmo sentido. Pelo visto, os grandes centros deverão contar com novos meios de mobilidade urbana.